Cidadeverde.com

Piauí pode perder 66 mil hectáres para o estado do Ceará

Imprimir
Na tarde de hoje, o presidente da Comissão de Litígio da Assembléia Legislativa, Antônio Uchoa (PTB) defendeu a proposta de que o Rio Macambira separare o Estado Piauí do Ceará na área litigiosa próxima ao município de Pedro II. Essa defesa aconteceu durante reunião encerrada ainda pouco, com a participação de parlamentares e prefeitos dos municípios piauienses da área do litígio com o Ceará.
 

Entretanto,  o prefeito Alvimar Mendes  (PTB), de Pedro II, não concordou com a proposta do deputado Uchoa e sugeriu que fosse dada uma outra proposta de dividir os municipios piauienses dos cearences: dividir a região numa linha reta, traçando as áreas conflituosas dos município meio a meio. 

A divisão proposta pelo presidente da comissão, deputado Uchôa, faz com que o Piauí perca 66 mil hectáres, embora ganha 2 mil habitantes, que passariam a ser residentes do município de Pedro II. Essa divisão utilizando um acidente geográfico foi defendida também pelo representante do IBGE Pedro Soares.
 

Para o representante do IBGE o acidente geográfico como os rios, evitam confusões e problemas para a população, como por exemplo a pessoa dentro de casa jantar num município e dormir noutro porque sua residência fica exatamente sobre o limites entre os dois municípios, o que prejudica também o trabalho do IBGE.

Pedro Soares, do IBGE, solicitou que o Presidente da Comissão de Litígio enviasse àquele órgão a relação dos municípios envolvidos nesse ligitio, exatamente para que o Instituto pudesse levantar os números das populações envolvidas e produzisse relatório a ser enviado aos municípios do Ceará e à Casa Legislativa daquele Estado.
 

 
À reunião, estavam presente os prefeitos Fenarndo Sales (DEM) de Cocal, Carne Assada (PTB) de São João Fronteira,  Francisco Soares (PTB)  e Buriti dos Montes, Avilmar Martins (PTB) de Pedro II.

 
Flash de Nayara Felizardo
Redação de Iury Campelo
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: