Cidadeverde.com

Pedidos de isenção do PSIU começam hoje (13)

Imprimir

A Universidade Federal do Piauí começa a receber nesta segunda-feira (13), os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Programa Seriado de Ingresso na Universidade – PSIU 2009. São duas as formas de solicitação do benefício: diretamente na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) ou pela internet, no endereço www.ufpi.br/copese/isento.

Pela modalidade presencial, os interessados devem comparecer ao auditório prof. Afonso Sena, no horário de 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Já pela internet, os candidatos devem informar o Número de Inscrição Social (NIS), provido pelo Cadastro Único (CadÚnico), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Para as duas modalidades o prazo final é dia 17 de julho.

Para ter acesso ao benefício, o candidato deve provar a situação de hipossuficiência econômica por meio de documentos como comprovantes de renda – contracheque, declaração do Imposto de Renda, carteira de trabalho, dentre outros – e de despesas.

De acordo com a pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Nadir Nogueira, a isenção é uma política afirmativa na democratização do acesso à universidade. “Para uma família carente, o valor da taxa da inscrição representa muita coisa. A isenção da inscrição no vestibular é uma ação afirmativa que acompanha a política que o ministro Fernando Haddad vem defendendo, que é o maior acesso às instituições públicas de ensino”, frisa.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Culturais (PRAEC) beneficiou, em 2008, 2.398 estudantes carentes que comprovaram a falta de recursos para paga a taxa. Esse valor é 294% maior que o valor contabilizado em 2007, quando apenas 609 isenções foram concedidas. Para a professora Nadir Nogueira, a divulgação da possibilidade de isenção da taxa, aliada à expansão da UFPI e da demanda por pedidos foram os principais fatores responsáveis pelo aumento.

As informações prestadas no pedido de isenção da taxa de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato. A Universidade consultará o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, órgão gestor do Cadastro Único (CadÚnico), para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato.

O resultado dos pedidos de isenção será publicado até o dia 07 de agosto, no endereço www.ufpi.br/copese/isento.
 
Da redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: