Cidadeverde.com

Treinamento no Hospital do Satélite diminui risco de infecção

Imprimir

Amenizar o risco de ocorrências de infecção hospitalar é um dos principais objetivos do curso de lavanderia que está sendo promovido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), no Hospital Maternidade do Satélite, zona Leste da cidade. O treinamento teve início no último dia 6 e se estenderá até o dia 31 deste mês, com a participação de 15 funcionários do hospital.

A diretora do Hospital do Satélite, enfermeira Juracília Jericó, revela que o curso vai proporcionar uma melhor preparação técnica das pessoas que trabalham no setor, o que também refletirá na melhoria da qualidade da assistência prestada pela unidade de saúde à população da região. “A lavanderia é considerada o ‘pulmão’ do hospital, daí a preocupação da Prefeitura e da direção do hospital, em garantir o profissionalismo e a qualidade do serviço prestado no setor”, ressalta a diretora.

Juracília Jericó lembra que, recentemente, a Prefeitura de Teresina promoveu várias melhorias em ambientação do hospital, a exemplo de reformas no centro cirúrgico, no serviço de urgência e emergência, maternidade, clínica cirúrgica, no serviço de nutrição e dietética e no setor administrativo. “E agora no setor de lavanderia, que passou por uma reestruturação e tem instalada uma nova máquina de ‘barreira’, um equipamento apropriado para minimizar riscos de infecção hospitalar.”

A máquina, segundo a diretora, tem capacidade de operar com até 50 quilos de roupas. O curso é ministrado pelo infectologista Eugênio Alexandria; enfermeira Juracília Jericó, especialista em administração hospitalar e gestão em sistema de saúde; e pela enfermeira Laiane Franco.

“O treinamento também é importante na medida em que habilita o funcionário no que se refere à capacidade operacional do equipamento e contribui para o bom desempenho técnico da sua função em um setor de fundamental importância”, afirma a diretora.

O Hospital Maternidade do Satélite atende grande demanda de usuários da zona Leste de Teresina. Conta com dois clínicos plantonistas e dois pediatras por plantão, além de atender outras especialidades, como obstetrícia, neonatologia, odontologia, além de cirurgia, anestesia e enfermagem. A urgência/emergência funciona 24 horas, principalmente nas áreas de obstetrícia, clínica cirúrgica e pediatria. O hospital oferece ainda um espaço adequado para o paciente que se encontra em observação.
 
Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: