Cidadeverde.com

PI: Mais de 70 mil se inscrevem no Enem

Imprimir
Mais de 70 mil estudantes se inscreveram para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2009). Esta sexta (17), é o último dia para inscrições do certame que será utilizado para o ingresso de alunos no Instituto Federal do Piauí (IFPI, antigo Cefet) e da Universidade Federal do Piauí.
 

O IFPI utilizará as notas do Enem para preencher 100% das vagas do seus cursos de graduação. Já a UFPI usará o exame para preencher 50% das vagas de todos os cursos e para preencher vagas remanescentes do processo de 2009. Este ano, a Universidade Federal disponibiliza 5.856 vagas, divididas igualmente entre os estudantes que farão o Enem e os que concorrem através do PSIU (Programa Seriado de Ingresso à Universidade).

Até o último dia 7 de julho, 46.113 pessoas já haviam se inscrito no Enem no Piauí. As inscrições custam R$ 35 e estão sendo realizadas apenas pelo site http://enem.inep.gov.br/inscricao. As provas acontecem nos dias 3 e 4 de outubro.

O novo Enem permite que o estudante possa concorrer em cinco cursos de cinco universidades diferentes, sendo que a escolha é feita depois do resultado do exame, que deve ser divulgado em 8 de janeiro de 2010.
 
Cidades no Piauí onde ocorrerão as provas do Enem
Altos, Amarante, Barras, Batalha, Bom Jesus, Buriti dos Lopes, Campo Maior, Canto do Buriti, Castelo do Piauí,Corrente, Esperantina, Floriano, Inhuma, José de Freitas, Luís Correia, Luzilândia, Miguel Alves, Oeiras, Parnaíba, Paulistana,Pedro II, Picos, Pio IX, Piracuruca, Piripiri, São João da Canabrava, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, União, Uruçuí, Valença do Piauí.
 

O que muda sobre o novo Enem

O novo Enem manterá a característica de ser um exame voluntário. Alunos concluintes do ensino médio e pessoas que terminaram este nível de ensino em anos anteriores, os chamados egressos, ainda podem realizar a prova. A novidade é que a prova vai valer também para certificação de conclusão do ensino médio, o que torna o Enem também uma oportunidade para cidadãos sem diploma nesse nível de ensino, desde que na data de realização da prova tenham 18 anos, no mínimo.

As médias do Enem poderão ser usadas no vestibular das instituições federais de ensino e também em processos seletivos de cursos profissionalizantes pós-médios. A dinâmica do Enem é diferente do vestibular tradicional. O aluno a realizar a prova em Outubro deste ano, só deverá escolher qual curso e em qual instituição de ensino concorrer a uma vaga, após a publicação do resultado, que deve ocorrer em 8 de janeiro de 2010. 

A partir do ano que vem, a avaliação vai medir ainda o desempenho acadêmico dos estudantes ingressantes nas instituições de ensino superior.

Inscrições

Todas as inscrições para o Enem 2009 serão realizadas exclusivamente pela Internet, no endereço http://enem.inep.gov.br/inscricao.

Os concluintes de escolas públicas e privadas poderão se inscrever a partir das 8h do dia 15 de junho, até às 23h59 do dia 17 de julho, e deverão adotar o seguinte procedimento:
- acessar a página da Internet http://enem.inep.gov.br/inscricao, durante o período das inscrições;
- preencher o cadastro de inscrição;

- enviar os dados e verificar se a transferência foi concretizada, mediante confirmação por mensagem de retorno, que será enviada para o e-mail informado no cadastro de inscrição;

- o concluinte do ensino médio da escola pública deverá imprimir, na seqüência, o comprovante de inscrição;

- o concluinte do ensino médio da escola privada deverá imprimir, na seqüência, o boleto para efetuar o pagamento em qualquer agência de estabelecimento bancário, no valor de R$ 35,00 (trinta e cinco reais), ou solicitar isenção da taxa de inscrição;

Os comprovantes de inscrição dos participantes concluintes estarão disponíveis, após sua efetivação, até o dia 24 de julho de 2009, no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/inscricao.

Os que já finalizaram a escolarização básica em anos anteriores e interessados na certificação do ensino médio terão um prazo maior para inscrição. Nesses casos, o período vai de 8h do dia 15 de junho até às 23h59 do dia 19 de julho. O procedimento de inscrição para esse grupo é:

– acessar a página da Internet http://enem.inep.gov.br/inscricao e preencher o cadastro de inscrição;
– enviar os dados e verificar se a transferência foi concretizada, mediante confirmação por mensagem de retorno, que será enviada para o e-mail informado no cadastro de inscrição;

 
– imprimir, na seqüência, o boleto bancário e efetuar o pagamento, ou solicitar isenção de taxa.
Os comprovantes de inscrição desse grupo estarão disponíveis, após sua efetivação, no endereço eletrônico em que foi processada, até 31 de julho de 2009.
 

 
 Isentos

Serão isentos do pagamento da inscrição os concluintes do ensino médio, em qualquer modalidade, matriculados em instituições públicas de ensino e todos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2006, 2007 e 2008. Para os outros casos, a isenção deverá ser solicitada de 15 a 19 de junho 2009, no endereço eletrônico www.enem.inep.gov.br/inscricao. A relação de pedidos deferidos será divulgada até 3 de julho.

A prova

O Enem 2009 é concebido a partir das orientações curriculares previstas para o ensino médio, que estão estruturadas em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Por isso, o exame será constituído por quatro provas, contendo 45 questões objetivas de múltipla escolha cada.

A redação deverá ser feita em Língua Portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Aplicação da prova

O Enem 2009 será aplicado em 1.619 municípios brasileiros, nos dias 03 e 04 de outubro, da seguinte maneira:

no dia 03/10/2009 (sábado): das 13h às 17h30 – Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

no dia 04/10/2009 (domingo): das 13h às 18h30 – Prova II: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias.

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, horário de Brasília-DF. As provas serão aplicadas às 13h, em todo o território nacional.

É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora. Será necessário apresentar original ou cópia devidamente autenticada de documento de identificação, Cartão de Confirmação de Inscrição, folha de respostas do questionário socioeconômico, caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto nº 2 e borracha macia.

Já as provas do PSIU da UFPI serão aplicadas no dias 13, 14, 15 e 16 de dezembro de 2009.

Resultados individuais

A partir da segunda quinzena de janeiro de 2010, os participantes do Enem 2009 receberão o Boletim Individual de Resultado. As médias serão enviadas via Correios no endereço indicado na ficha de inscrição. Para consultar os resultados individuais pelo site do Inep serão necessários o número do CPF e a senha de acesso, cadastrados na fase de inscrição.
 
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: