Cidadeverde.com

Pacientes com a gripe suína se contaminaram fora do Piauí

Imprimir
Embora não se possa precisar quando, é uma questão de tempo para que a gripe A, popularmente chamada de gripe suína, comece a ser transmitida entre os piauienses. Até o momento a Secretaria Estadual de Saúde registrou sete casos da doença, todos de pessoas que foram contaminadas no exterior.
 

Segundo o infectologista do Instituto de Doenças Tropicais Nathan Portela, Pedro Leopoldino, é difícil prever quando a moléstia será transmitida de pessoa para pessoa dentro do Piauí. “A capacidade de se adaptar e de se transmitir o novo vírus é mais fácil do que a gripe comum. Apesar disto a contaminação no Brasil está dentro dos padrões internacionais e a mortalidade é igual à da gripe comum”, tranqüiliza o médico.

Ele informa ainda que o Brasil conseguiu bloquear a nova doença por um período muito grande e que no Piauí o bloqueio está sendo bem feito.

Passa
Pedro Leopoldino, explica que todos os casos registrados no estado foram tratados na própria casa dos pacientes e que as mortes registradas no país eram de pessoas com baixa imunidade. Além disso o clima quente e seco do estado dificulta a infecção através do novo vírus.

Leopoldino acrescenta que é provável que antes de o vírus se espalhar no Piauí, quando o clima se tornar mais úmido, uma vacina seja fabricada para combater o vírus H1N1, causador da doença. “Há informações de que em setembro um laboratório dos Estados Unidos já produzirá a vacina”, informa o infectologista.

Precaução
O infectologista recomenda que as pessoas que apresentarem tosse e espirro utilizem lenço e tomem medidas de higiene como lavar as mãos.

Ao apresentar os sintomas de gripe que são, febre, dor nas articulações, coriza, febre e dor-de-cabeça, a pessoa deve procurar um posto de saúde ou hospital.
 
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: