Cidadeverde.com

Piauí chega a 91% do rebanho vacinado contra a aftosa

Imprimir
O Estado do Piauí conseguiu atingir na primeira etapa de 2009 da campanha de combate a febre aftosa o percentual de 91,7% de vacinação do rebanho. Os números positivos foram apresentados na manhã desta quarta-feira(21) pelo vice-governador Wilson Martins.
 

 
De acordo com o Ministério da Agricultura, a meta de cobertura a ser alcançada deve ser superior a 80%. Na vacinação ocorrida no mês de maio, 20 municípios conseguiram atingir na sua totalidade(100%) e apenas oito municípios ficaram abaixo da média. Foram eles: Agricolândia, Assunção do Piauí, Curralinhos, Lagoa Alegre, Luzilândia, Palmeirais, São Miguel do Fidalgo e Sebastião Leal.
 
Na última campanha que havia sido realizada, em novembro de 2008, o percentual total de animais imunizados foi de 82,43% e 76 municípios não haviam atingido a média estabelecida pelo ministério.
 

O vice-governador comemorou os números divulgados pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí(Adapi) e atribuiu aos prefeitos e criadores o mérito pela melhoria da vacinação no Estado. “Temos um enorme sentimento de gratidão. Os prefeitos e os agropecuaristas atenderam nosso apelo e conseguiram entender a importância da vacinação”, disse Wilson Martins.

Mesmo com a ampliação da margem de cobertura vacinal do rebanho, o Piauí ainda encontra-se na área de risco desconhecido. Apesar disso, com a superação da meta a ser atingida, o Estado tem a expectativa de ir para a área de médio risco, após a auditoria classificatória do Ministério da Agricultura, que acontecerá no mês de agosto.

 
Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: