Cidadeverde.com

Obra de revitalização do Polo Cerâmico do Poti Velho é inaugurada na zona Norte de Teresina

Fotos: Ascom

A revitalização do Polo Cerâmico Artesanal do Poti Velho, um dos principais pontos turísticos de Teresina, foi inaugurada nesta quarta-feira (12). O local conta, agora, com o Parque Vila Poti, que possui quiosques para alimentação, campo de futebol, quadra comunitária, praça, mirante, dentre outras opções de lazer.

“O Parque Vila Poti é uma estrutura totalmente nova, que beneficia os artesãos e promete recepcionar melhor os piauienses e os turistas que desejam conhecer a região e a nossa cultura. Com um belo espaço de convivência e várias opções de lazer e gastronomia, o parque irá atrair mais pessoas e, consequentemente, impulsionar as vendas no entorno”, disse Carlos Anchieta, secretário de Cultura.

O espaço conta com o Mirante das Garças, que possibilita a visualização do pôr do sol e das garças presentes nas regiões ribeirinhas do Rio Poti; um campo de futebol com rede de proteção e arquibancadas; uma quadra comunitária coberta para apresentações culturais, atividades recreativas e reuniões; o Jardim das Esculturas, que inclui diversas peças de esculturas e paredes com aplicação de peças cerâmicas; uma capela consagrada a São Pedro; a Praça das Mães D'Água: Iemanjá e Oxum, consagrada aos cultos afro-brasileiros, historicamente presente na região; além de cinco quiosques de alimentação, duas barracas de lanches e dois banheiros públicos.


Outras intervenções foram realizadas no Polo Cerâmico do Poti Velho: a Cooperativa de Mulheres Artesãs em Cerâmica Vermelha do Poti Velho, que conta com 39 cooperadas, foi reformada; a construção da Galeria de Arte Cerâmica Raimundinha do Poti, exposição que conta a história dos oleiros e ceramistas da região, onde é apresentado um mostruário da produção local e o processo produtivo nas suas várias etapas; um memorial com fotos de artesãos que atuam no polo também foi montado; todas as lojas receberam placas de identificação e nova pintura em suas fachadas; e, por fim, as casas em frente ao polo também tiveram as fachadas pintadas.

Raimundinha do Poti, um dos principais símbolos do artesanato piauiense e presidente da Cooperativa de Mulheres Artesãs em Cerâmica Vermelha do Poti Velho, recebeu com muita alegria a revitalização do Polo Cerâmico e a chegada do Parque Vila Poti. “Era uma reivindicação antiga dos artesãos. Nós tínhamos essa área verde, ampla, mas que estava abandonada. Agora, esse espaço deu lugar ao parque, que irá fortalecer o turismo e as vendas na região”, afirmou a artesã.

O Polo Cerâmico do Poti Velho conta, atualmente, com 284 famílias dedicadas somente ao artesanato. O polo funciona todos os dias, sem exceção, de 8h às 18h.

Da Redação

  • 842A0652_(1).jpg Reprodução CCom
  • 842A0683.jpg Reprodução CCom
  • 842A0787.jpg Reprodução CCom
  • 842A0648.jpg Reprodução CCom
  • 842A0639.jpg Reprodução CCom
  • 842A0661.jpg Reprodução CCom
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais