Cidadeverde.com

Validuaté quer atingir o Brasil com novo disco "Alegria Girar"

Imprimir
Foto: Raulino Neto/cidadeverde.com

Caminhos não há
mas os pés na grama
os inventarão
Aqui se inicia
uma viagem clara
para a encantação

É com estes versos que inicia poeticamente “Alegria Girar” o segundo disco da banda Validuaté, que será lançado nesta quinta (23), às 19h no Teatro 4 de Setembro. O grupo, fundado em 2004, acredita que com este trabalho consiga romper definitivamente as fronteiras do Piauí e atingir o mercado nacional.
 
 
Validuaté no Programa Cidade Viva
 
O poema descrito acima está na faixa “Pedaços de poemas portugueses” onde o escritor Ferreira Gullar faz uma participação especial narrando alguns de seus textos. O novo CD conta ainda com outros convidados de peso: Lirinha, vocalista do Cordel do Fogo Encantado; Isaac Bardavid, ator e dublador e o cantor Zéu Brito. “O disco gira em torno de narrativas. Pensamos as músicas dos convidados de acordo com o que eles já vêm fazendo”, explica Thiago E, que faz o cavaquinho, voz e pandeiro do Validuaté. Escute as faixas do novo aqui.
 

De acordo com José Quaresma, vocalista da banda, o grupo que surgiu em 2004, está mais maduro e pretende agora chegar no Brasil inteiro com o novo trabalho. “A gente aprendeu muita coisa produzindo as próprias coisas. Evoluímos como músicos e nas composições, apareceram mais pessoas querendo trabalhar com a gente”, descreve. Para ele, o “Alegria Girar” tem tudo para chegar ao mercado nacional e fazer com que a banda circule pelo país.

A primeira incursão da banda com o CD a ser lançado logo mais fora do estado será em Fortaleza (CE) durante a Feira Internacional da Música que acontece de 19 a 22 de agosto.

Alegria Girar
Segundo Quaresma, o novo trabalho apresenta um conceito baseado em narrativas. “Em comparação com o nosso primeiro disco (Pelos Pátios Partidos em Festa), ele está mais leve e mais concentrado, intenso, ao mesmo tempo”, descreve. No show, a banda deve interagir com imagens e explorar elementos do encarte do novo disco.

“Vamos tentar reproduzir o disco no palco. Explorar as janelas (retratadas no encarte), reais e metafóricas. Vamos executar todas as faixas do disco novo e as ‘mais-mais’ do primeiro com algumas surpresas”, revela Tiago, deixando escapar possíveis mudanças em arranjos.
 

 
A banda faz questão de ressaltar a importância das músicas de autoria própria. “É um comportamento político nosso fazer música autoral, somar à cultura do Piauí, de Teresina”, defende Tiago E.
 
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: