Cidadeverde.com

Após prisão nos Estados Unidos, fundadores da Renascer voltam a SP

Imprimir

O casal Estevam e Sonia Hernandes, fundadores da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, chegaram a São Paulo na manhã deste sábado (1º), segundo informações de sua assessoria de imprensa. Os dois vieram dos Estados Unidos, onde cumpriram períodos de prisão após tentar entrar no país com dólares não declarados.

Eles estavam em liberdade condicional, e tinham sua volta ao Brasil programada para daqui a 15 dias. A viagem foi antecipada devido a problemas de saúde, segundo a assessoria de imprensa da Renascer, que não deu mais detalhes.

Ainda de acordo com a igreja, a volta foi autorizada pela Justiça dos Estados Unidos. Os dois chegaram por volta das 7h ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Estevam e Sonia Hernandes foram presos nos Estados Unidos em janeiro de 2007. Parte dos dólares não declarados que estavam com os dois foram encontrados dentro de uma Bíblia com fundo falso.

Após serem presos e julgados, eles foram condenados pelo juiz Federico Moreno do Tribunal Federal do Sul da Flórida a cumprir pena intercalada. No dia 20 de agosto de 2007, Estevam seguiu para a prisão, enquanto Sonia começava a cumprir prisão domiciliar. No dia 29 de dezembro, ele foi liberado. Em 21 de janeiro de 2008, a bispa seguiu para o regime fechado. Ela foi libertada no dia 7 de junho do mesmo ano. A razão dessa sentença seria manter pelo menos um deles em casa para cuidar dos filhos.

Além da prisão, cada um pagou uma multa de US$ 30 mil à Justiça americana. Eles também tiveram que cumprir dois anos de liberdade vigiada contados a partir da data da divulgação da sentença do juiz americano, dia 17 de agosto. Por isso, só poderiam deixar o país com autorização judicial.

No Brasil, o casal de fundadores da Renascer também responde a processos por lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e estelionato. Eles chegaram a ter a prisão preventiva decretada em São Paulo. Entretanto, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) os dois poderão responder ao processo em liberdade.

Desabamento

No dia 18 de janeiro, o teto da sede da Renascer na Avenida Lins de Vasconcelos, no Cambuci, Zona Sul de São Paulo, desabou pouco antes do culto das 19h. Sete pessoas morreram ainda no local do acidente e outras duas em hospitais. Mais de 100 frequentadores da igreja ficaram feridos.
 
Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: