Cidadeverde.com

Com gol de Iarley no fim, Goiás supera Flamengo em grande jogo

Imprimir
Digna do público que recebeu, a partida entre Goiás e Flamengo, na noite quarta-feira, no Serra Dourada, ia obedecendo até o finzinho a um jargão curioso no futebol: cada time mandou e desmandou em um tempo. Na coragem, porém, os donos da casa não desistiram e conseguiram, com Iarley, o gol da vitória por 3 a 2.



O placar fez o Esmeraldino saltar para a vice-liderança do Campeonato Brasileiro, mesmo com um jogo a mais do que o Atlético Mineiro, com 32 pontos. Enquanto o Rubro-Negro caiu para o décimo lugar, com 24.

1º TEMPO

Embora aparentemente dividido, o Serra Dourada presenciava uma enorme festa dos rubro-negros, que em altíssimo e bom som revidavam às provocações do técnico Hélio dos Anjos e sobrepujavam os esmeraldinos. Tudo isso, porém, não durou mais do que alguns minutos. O público que empolgou Bruno antes do jogo, se calou ao ver Amaral, livre, cabecear no cantinho direito do goleiro para abrir o placar.

Não, não foi apenas um erro isolado. O ritmo do primeiro tempo mostrava que o Goiás era bem superior, principalmente no aspecto físico, além de estar muito mais ligado no jogo do que rival. Para quem duvidava que o terceiro colocado no Brasileirão fosse capaz de suportar a pressão e manter a ótima sequência também em seus domínios - onde curiosamente é mais frágil -, recebeu prova clara do contrário.

Hélio, inteligentemente, insiste no esquema com supostos seis meio-campistas (caso os alas entrem nessa conta), o que nesta quarta-feira fez anular Fierro, Kleberson e companhia. Com pouca movimentação, eram raras as boas oportunidades criadas pelo Flamengo através do toque de bola. Na metade da etapa, apesar de irregular por conta de uma falta, o gol de Léo Lima desnorteou de vez os planos de Andrade.

A defesa rubro-negra continuava insegura, mas, paralelamente, o Esmeraldino relaxou um pouquinho e sentou-se na vantagem. De qualquer modo, continuava perigoso nos contragolpes e levava a melhor nas divididas. De tanto insistir, no entanto, surgiu uma grande chance para o Flamengo reduzir o marcador. Só que Denis Marques, totalmente fora de sintonia com a partida, desperdiçou em grande defesa de Harlei, aos 30.

2º TEMPO

Para inverter o inesperado quadro dos 45 minutos iniciais, que terminaram sob o coro de "olé" da metade verde do estádio, Andrade meteu logo dois jogadores no intervalo: o mais novo e o mais velho da relação. Pet, que entrou bem diante do Náutico, assumiu a batuta da armação de Kleberson, e o talismã Bruno Paulo rendeu a Denis Marques.

Em vez dos dois, coube a Adriano resolver. Irritado, pediu jogo duas vezes, chutou torto uma e, na jogada seguinte, só com três minutos da etapa complementar, sofreu pênalti. Ele mesmo bateu e deu partida à reação. Temendo pelo pior, o Goiás amarrou o duelo, com faltas. E o Flamengo, não muito melhor, contribuiu com alguns passes errados em série.

O tempo corria, e o Rubro-Negro ensaiou uma pressão, depois de reclamar pênalti em bola que deu a impressão de ter batido, sim, no braço de Ernando. Em um montão de escanteios, o sérvio até apareceu bem cercando a área pelo lado esquerdo. Sempre no campo do rival, mostrou não ter mais receio e o superou na pegada. Só que as diversas interrupções de ataque por impedimento atrasavam.

Ainda assim, a equipe dirigida por Andrade tinha um diferencial. Provando ser o jogador para a posição de "número 1", Pet pegou uma bola de frente para o gol, limpou um defensor e apenas colocou, com a categoria que lhe é peculiar, no canto esquerdo do camisa 1 goiano, que nem foi na bola. Empate merecido até então, dado que o Esmeraldino parou de jogar.

Para esfriar o jogo, Hélio dos Anjos fez duas alterações, que até surtiram algum efeito. Já Andrade desistiu de pôr Zé Roberto para conter o adversário com Lenon na vaga do chileno Fierro. Isso fez a postura do Flamengo ser retraída e até de abdicar da chance de vencer perigosamente. E veio o castigo: Iarley fez o terceiro, aos 45, e decretou a vitória goiana.

Na próxima rodada, o vice-líder encara o São Paulo, no Morumbi. Já a equipe rubro-negra recebe o Corinthians, em grande clássico no Maracanã.

Campeonato Brasileiro

17ª rodada

São Paulo 3 x 1 Botafogo
Coritiba 0 x 1 Santos
Goiás 3 x 2 Flamengo
Náutico 1 x 0 Corinthians
Cruzeiro 0 x 2 Atlético-PR
Avaí 1 x 0 Santo André

Fonte: Lancenet
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: