Cidadeverde.com

FMS: Pessoas com gripe terão dispensa do trabalho

Imprimir

A Fundação Municipal de Saúde está orientando a todos os teresinenses que apresentem sintomas de gripe (dor-de-cabeça, tosse, garganta irritada e febre) a procurar o sistema de saúde mais próximo. A medida visa identificar a doença mais precocemente e dar o tratamento adequado o quanto antes.

O infectologista Carlos Gilvan, coordenador do comitê municipal da gripe H1N1 informa que os casos diagnosticados como gripe receberão um atestado médico para que permaneçam em casa e evitem a contaminação. “Orientamos as pessoas a procurar hospitais municipais, o programa de Saúde da Família ou a unidade de saúde mais próxima”, descreve.

O médico descreve que os sintomas entre a gripe comum e a H1N1 são bastante parecidos, entretanto esta última apresenta uma febre um pouco mais alta, geralmente acima de 38ºC. Carlos Gilvan recomenda ainda que a população não se automedique. “Esses remédios usados para baixar a febre baseados no ácido acetil salicílico (AAS) podem causar reação grave se tomados por pessoas com menos de 18 anos, como uma hepatite”, descreve.

A preocupação com a pandemia de gripe A fez com que os teresinenses aumentassem a procura aos postos de saúde, de acordo com Gilvan. “Tem aumentado mais pelo receio em si, já que população confunde o resfriado comum que não tem os sintomas tão fortes,  com a gripe”, pontua. O médico acrescenta ainda que aquelas pessoas consideradas grupos de risco – grávidas, obesos, pacientes em tratamento de câncer, portadores de HIV, transplantados, crianças menores de dois anos, idosos maiores de 60 anos, pacientes com doenças pulmonares e cardíacas graves, diabetes ou insuficiência renal – devem ter aumentar os seus cuidados e procurar assistência logo ao apresentar os sintomas.
 
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: