Cidadeverde.com

Piauí anuncia exploração de titânio por grupo japonês

Imprimir
O diretor de Recursos Minerais do Instituto de Desenvolvimento do Piauí - Idepi -, Luís Paes Landim, informou neste sábado (15) que um grupo de japoneses realiza pesquisa no Estado na área de titânio, material raro usado em usinas nucleares. Essa foi apenas uma das novidades que ele trouxe para a reunião do governador Wellington Dias com todo o secretariado, que acontece no auditório do Centro Integrado de Reabilitação - CEIR.
 
Yala Sena/Cidadeverde.com
Luís Paes Landim, diretor de recursos minerais do Idepi
 
Landim informou que as pesquisas acontecem na divisa do Piauí com o Tocantins, região do município de Barreiras, sul do Estado.
 
Na mesma região, a Agência Nacional de Petróleo - ANP - anunciou que realizará pesquisas de gás e petróleo. O diretor já recebeu a notícia de que as ações iniciadas em Floriano serão ampliadas. Os estudos já abrangeram 22 municípios até a região de Uruçuí, no Alto Parnaíba.
 
Segundo Landim, a pesquisa é estratégica e os dados são guardados em sigilo por poderem interferir nas bolsas de valores. No entanto, como o estudo será ampliado, ele acredita que os resultados são positivos.
 
Diamantes
A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - CPRM - autorizou a instalação de uma mineradora de diamantes em Gilbués, região sul do Estado. Segundo Luís Paes Landim, o projeto é encabeçado pelo médico Heraldo Martins, natural de Oeiras e radicado no Recife/PE, em sociedade com um empresário de Israel. O diretor informou que a empresa deixará de fazer apenas exploração e importação experimental.
 
De acordo com Landim, o diamante piauiense é pequeno em relação aos australianos, mas de maior resistência.
 
Yala Sena (flash do CEIR)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: