Cidadeverde.com

Negligência responde por 20% das denúncias no Conselho Tutelar

Imprimir
O Conselho Tutelar já recebeu 300 denúncias este ano e 60 delas são contra pais negligentes, o que inclui desleixo e omissão, de acordo com Washington Ferreira, secretário executivo do Conselho Tutelar.  O exemplo da criança de três meses, que morreu sozinha em casa, "mostra o quanto a sociedade ainda não entendeu a responsabilidade da família na criação da criança", afirma o conselheiro Dimas Leonardo Batista.
 
Matéria relacionada
 
Ainda segundo ele, as pessoas imaginam que a responsabilidade maior é do Estado. "O Estatuto da Criança e do Adolescente diz que a responsabilidade é primeiro da família, depois da sociedade e por último do Estado", explica.
 
Foto: Carlos Lustosa Filho/CidadeVerde.com
Dimas: casos de negligência são comuns

O estatuto põe como negligência não só deixar a criança sozinha, mas também permitir que ela saia sozinha na rua, não dar atenção, deixar que ela permaneça doente e até não zelar pela higiene pessoal dela, dentre outros casos.

"Esse crime de omissão não acontece somente nas classes pobres. Muitos pais acreditam que somente porque estão dando comida e escola já estão cumprindo com seu dever, mas a criança e o pré-adolescente necessitam de uma atenção maior, de afeto e acompanhamento dos pais", diz.

Carlos Lustosa Filho (flash do Conselho Tutelar)
Leilane Nunes (redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: