Cidadeverde.com

Com atuação de gala, Brasil bate Alemanha e segue invicto

Imprimir
Com uma atuação de gala, a Seleção Brasileira feminina de vôlei venceu a Alemanha por 3 sets a 0, nesta sexta-feira, durante o Grand Prix disputado no Japão. As parciais foram de 25/15, 25/15 e 25/16.

Com o resultado, a equipe verde-amarela segue como única invicta na edição 2009 da competição. Com três vitórias em três jogos na fase final, o Brasil depende apenas das próprias forças para chegar ao seu oitavo título na disputa - os próximos confrontos, programados para este final de semana, serão contra a perigosa Holanda e o Japão, dono da casa.



A exemplo da partida contra a China, a caçula da seleção, Natália, foi o destaque, sendo a maior pontuadora do duelo, com 16 acertos. Uma das principais jogadoras brasileiras na fase final, Sheilla nem precisou usar todos os recursos que possui e marcou "apenas" dez pontos, dois a menos que Mari.

O time todo esteve muito bem em quadra, com jogadas rápidas e muita potência no ataque. Confiantes, as representantes nacionais faziam as jogadas mais complicadas parecerem fáceis, defendiam bolas impossíveis e erraram o mínimo: dos 46 pontos feitos pela Alemanha, apenas quatro foram dados "de graça" pelo Brasil, a maioria fruto de desatenção na recepção.

Esta foi a terceira vez que Brasil e Alemanha se enfrentaram neste Grand Prix - anteriormente, o time de José Roberto Guimarães havia vencido por 3 a 0 no Maracãnazinho e por 3 a 2 na semana passada, na Coréia do Sul.

Antes do confronto em Tóquio, Guidetti já havia dito que as brasileiras eram favoritas ao título, mas durante o jogo mostrou-se completamente surpreendido com a espetacular atuação das rivais nesta sexta-feira. Tentou de tudo para levar pelo menos um set, mas não foi além dos 16 pontos na terceira parcial.

Com duas derrotas em três jogos da fase final, a Alemanha precisa de uma enorme combinação de resultados para ficar com a taça do Grand Prix. No sábado, elas encaram a Rússia, a partir da 1h37 (horário de Brasília). O Brasil faz o confronto seguinte, às 3h37, diante da Holanda.

O jogo

Motivadas por quase terem vencido o Brasil na semana passada, as alemãs começaram a partida com tudo, vibrando muito a cada jogada. A empolgação das europeias, no entanto, foi pouco a pouco substituída por uma expressão tensa, típica de quem não consegue fazer nada para parar o adversário.

O equilíbrio do jogo durou até o primeiro tempo técnico da parcial inicial. A partir daí, o Brasil jogou como quis: no 14 a 10, Mari virou uma bola espetada, que mesmo tocando na rede caiu na quadra adversária.

Pouco depois, no 17 a 13, Dani Lins fez um belo levantamento, de costas, para Sheilla apenas atacar. O lance fez parte de uma sequência de sete pontos seguidos obtidos pelo Brasil na etapa, que colocou o placar em 22 a 13.

Com tamanha vantagem, as brasileiras chegaram ao 1 a 0 com Natália, que converteu o ponto após defesa sensacional de Fabi. Somente na primeira etapa, a jovem ponteira marcou dez dos 19 pontos feitos pelo Brasil no ataque.

A Alemanha deu a impressão de que iria reagir no começo do segundo set, quando a meio-de-rede Christiane Fürst conseguiu uma sequência de três pontos seguidos e fez 5 a 2. Zé Roberto então acertou o posicionamento do time, a recepção melhorou e o Brasil passou a voa, encaixando nada menos que 11 pontos seguidamente.

Durante este período, as alemãs reuniam-se na quadra tentando entender o que estava acontecendo, sem sucesso. O alívio só veio quando Fürst fez o sexto ponto ao passar um ataque chorado, em bola que ainda bateu no bloqueio. Porém, a esta altura as brasileiras já tinham 13 pontos no placar.

A facilidade era tanta que Zé Roberto se deu ao luxo de testar a meio-de-rede Adenízia na posição de oposta, de modo a também aumentar o bloqueio que já tinha Thaísa. Porém, mais uma vez quem teve a honra de fechar a etapa foi novamente Natália, que mesmo após passe ruim, espetou o ataque e colocou a bola no chão.

Valente, a seleção alemã lutou muito no terceiro set, mas não havia como parar o Brasil. A passos largos e sem dar chance às adversárias, o time verde-amarelo fechou a partida em um erro de saque da Alemanha, sob os olhares satisfeitos de Zé Roberto.


Fonte: Terra
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: