Cidadeverde.com

Sarah já está na Holanda para mundial:"Vou brigar por medalha"

Imprimir
Fotos: Fábio Lima/Cidadeverde.com
 
Ela já é campeã mundial de Judô, mas Júnior. Depois do título na Tailândia no ano passado, a pressão aumentou, e a experiência de Sarah Menezes também. A judoca piauiense de 19 anos já está na Holanda e agora enfrenta mais um grande desafio na sua carreira. Depois de confirmada a titularidade na seleção brasileira, ela disputa seu primeiro Mundial Sênior, o mundial pra valer, a Copa do Mundo de Futebol para os judocas.
 
Depois de passar uma semana concentrada em Paris treinando com franceses, Sarah e os demais colegas de seleção desembarcaram hoje em Roterdã, onde será disputado o Mundial. Bem antes disso, ainda em Teresina, ela falou com o Cidadeverde.com. As perguntas foram feitas com antecedência para evitar o assédio na concentração, um dos fatores que atrapalharam a piauiense nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. Aliás, mesmo com certa experiência para se livrar disso, ela ainda se considera aprendiz.
 
"Sou nova, mais já tenho uma boa experiência internacional. E nesse mundial eu vou para aprender e brigar por uma medalha", garantiu Sarah Menezes, que agora deixa a fama de desconhecida para ser favorita na competição mais importante da modalidade, equiparável em importância somente aos Jogos Olímpicos. E não é por conta do título mundial júnior que ela será tão visada. "A posição no ranking pesa mais", avaliou.
 
Criado recentemente, o ranking mundial vai classificar os países para os Jogos de Londres, em 2012. A melhor das Américas em todas as categorias é Sarah Menezes, quarta colocada com 452 pontos. Na sua frente, só a francesa Frederique Jossinet e a japonesa Tomoko Fukumi disputam o Mundial. A terceira colocada é outra japonesa, Emi Yamagishi, e o torneio só permite um atleta de cada país por categoria.
 
Mudando o discurso, Sarah evitou falar em adversárias. "Todas são fortes e todas dão trabalho", declarou a judoca, que confirmou ter estudado vídeos de suas rivais, mas não cita quem deve dar mais trabalho. Quem sabe, quem dará mais trabalho será a própria Sarah Menezes, para aquelas que se meterem no seu caminho.
 
O Mundial começa dia 26, quarta-feira, com Sarah Menezes no tatame. Os combates serão transmitidos para o Brasil pelo canal pago Sportv a partir de 4h30min. Às 9h, começam as finais. Sarah Menezes só conhecerá a chave e sua primeira adversária nesta terça-feira.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: