Cidadeverde.com

Teresina ganha o 1º albergue que vai abrigar pedintes

Imprimir
Foi inaugurado hoje o albergue Casa do Caminho, que vai atender moradores de rua de 18 a 35 anos. Eles vão ter direito a pernoitar e poderão ser inseridos nos programas de habitação do governo. A casa terá capacidade para receber 40 pessoas.
 
Caroline Oliveira/Cidadeverde.com

Eles serão atendidos por 6 educadores e 6 agentes de proteção social, que farão o encaminhamento desse pessoal: ou retornam às famílias ou serão inseridos em programas sociais.
 

 O espaço, que fica na rua Félix Pacheco, nº 1547, é coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS), e servirá como casa de acolhimento e passagem para pessoas em situação de rua.

Durante a solenidade o morador de rua Djavan Moreira contou aos presentes como é a realidade das pessoas que não têm um lar. Ele disse que aquele espaço é esperado por todos aqueles que, como ele, não tem um local fixo para dormir. “Eu me sinto bastante emocionado em saber que agora eu vou poder contar com um local para dormir, que vou ficar longe da violência das ruas que só quem vive é quem sabe a importância de ter um ponto de apoio como esse”, declarou emocionado Djavan Moreira que estava acompanhado da esposa também moradora de rua.

Bastante emocionado com o discurso do morador de rua, o prefeito Sílvio Mendes também destacou a amplitude dos serviços que serão oferecidos ali e prometeu um espaço mais amplo para abrigar as pessoas em situação de rua.

“Já existe um projeto feito de um espaço construído especificamente para o público atendido aqui. Este prédio é alugado e foi adaptado para o prédio Casa do caminho. Esta é uma das principais ações da secretaria de assistência social este ano. Um serviço realmente com grande amplitude social”, ressaltou.
A secretária da Semtcas, Graça Amorim, lembra que a sede do albergue passou por  reformas e adaptações, inclusive, com a construção de rampas para facilitar a acessibilidade, processo que foi todo acompanhado pela equipe da Gerência de Proteção Social Especial da Secretaria. “Inicialmente o albergue atenderá em sede provisória, mas já formalizamos um pedido de financiamento junto ao Ministério de Desenvolvimento Social para a construção de uma sede definitiva”, ressaltou.
 
A sede é um casarão amplo e conta com recepção, alojamentos, refeitório, quatro banheiros, sala de coordenação, sala de escuta para o atendimento com a assistente social, cozinha, despensa e área externa, garagem e terraço. No local, as pessoas serão recebidas para pernoitar e receberão um kit composto de sabonete, toalha, lençol, colcha de cama para a higiene pessoal e o descanso noturno.
 
Elas também serão atendidas com uma alimentação e café da manhã. Pela manhã, serão encaminhadas a um dos 17 Núcleos de Assistência Intergeracional (NAI´s) existentes em Teresina. "A partir daí, as coordenadoras dos núcleos procurarão descobrir se essas pessoas têm famílias, a fim de reintegrá-las ou serão enviadas para abrigos da rede de proteção social de Teresina”, explica Graça Amorim.
 
Caroline Oliveira (flash da Casa do Caminho) com informação da Semtcas
Leilane Nunes (redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: