Cidadeverde.com

Fantasia Nordestina em destaque para o público na Praça do Liceu

Imprimir
O encanto e o humor dos personagens da cultura popular vão emocionar o público teresinense mais uma vez através do movimento dos bailarinos do Balé da Cidade de Teresina, que traz mais uma vez o espetáculo Fantasia Nordestina.

 
A apresentação acontece gratuitamente nesta sexta-feira, às 19h, na Praça Landri Sales [Praça do Liceu], e marca as comemorações dos 157 anos da cidade, um oferecimento da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura Monsenhor Chaves.

O espetáculo navega pelo inconsciente cultural nordestino, com inspiração em personagens peculiares. A peça mostra o homem do sertão. Um Hércules-Quasímodo que assiste de cócoras o passar da procissão, percebendo suas gentes sobrevivendo na fronteira entre o sagrado e o profano.

Os forrós no terreiro, os animais no quintal de casa, as moças namoradeiras, os compadres de prosa, as mulheres saudosas que guardam seus amores em malas de saudade são algumas das figuras que transitam na cena coreográfica.  A movimentação é baseada em posturas espontâneas do nordestino como um retorcer de corpos e quadris arqueados. Preferindo o simples, a coreografia é ao mesmo tempo arrojada e emblemática.

O teatro pede passagem entre uma variação e outra, dando lugar às cenas de adeus, saudades mescladas a momentos de puro excitamento musical, características deste povo. Em suma, Fantasia Nordestina usa a dança contemporânea para traçar um grande painel sobre a riqueza cultural e humana desta nação chamada nordeste.

O espetáculo, que integra a programação de aniversário de Teresina, terá um ensaio geral na quinta-feira, às 18h, ocasião em que o público poderá sentir um gostinho da apresentação. O Balé da Cidade de Teresina é mantido pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, com apoio das Academias Eugênio Fortes.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: