Cidadeverde.com

Contas de candidatos serão monitoradas por um Rede

Imprimir

As contas dos candidatos nas eleições de 2010 serão monitoradas pela Rede de Controle de Gestão Pública, de acordo com o presidente do Tribunal de Contas União (TCU), ministro Ubiratan Aguiar, será uma auditoria de financiamento de campanha.

Para o ministro, a utilização da rede irá agilizar na fiscalização das contas e dará um foco diferente, pois haverá um acompanhamento constante de todos os órgãos. Mas, ele alerta que a imprensa e a sociedade ainda tem um papel fundamental nestas fiscalizações.
 

“Será um olhar diferente, mas a sociedade e a imprensa continuam com um papel preponderante, porque é impossível se estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Só que com essa rede vai facilitar para que todos os órgão tenham acesso, por exemplo, às regras do Superior Tribunal Eleitoral e as punições para gestores”, destacou.

Ele acrescenta que isso vai conseguir distinguir o despreparo com os que querem praticar atos de corrupção. “A Lei brasileira permite que a defesa interponha inúmeros recursos, com efeito suspensivo o que favorece ao gestor continuar no cargo até que se chegue na instância final, isso repassa à sociedade a sensação de impunidade. A rede irá minimizar isso”, declarou ministro Ubiratan Aguiar.
 

 
E acrescenta: "O Serasa possui o cadastro dos maus pagadores, que sujou o nome aqui no Piauí todo o país sabe. Então se precisa o cadastro dos maus gestores, para que todos os órgãos conhecçam quem são", comparou.
 
Matéria relacionada:
 

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: