Cidadeverde.com

Mulher fumante é jovem e já tentou parar

Imprimir
Uma pesquisa proposta pela Organização Não Governamental Gênero, Mulher, Desenvolvimento e Ação para Cidadania - Gemdac - está traçando o perfil da mulher fumante de Teresina. Resultados preliminares do estudo obtidos pelo Cidadeverde.com revelam que a teresinense fumante é jovem, ganha pouco, reconhece o tabagismo como mal à saúde e já tentou parar de fumar, mas não conseguiu.
 
 
Foram procuradas quatrocentas mulheres que admitiram ser fumantes. Na maioria dos casos já analisados, o perfil traçado da maioria é de idade entre 21 e 30 anos (31%), renda familiar de até um salário mínimo (78%), e ensino fundamental incompleto (27%). A maior parte das entrevistadas fuma entre meio maço e um maço por dia (mais de 80%), e não faz uso associado do cigarro com álcool (70%).
 
Os dados também apontam que mais da metade das entrevistadas, cerca de 60%, já tentou parar de fumar. Ao contrário do que se pode imaginar, a maioria delas também tem consciência dos danos que o cigarro pode causar, e reconhece o tabagismo como problema de saúde pública - mais de 90%.
 
A principal intenção do estudo é dar subsídios para políticas públicas voltadas ao tabagismo entre as mulheres. Os resultados da pesquisa serão levados a grupos de discussão, diretorias regionais e postos de Saúde da Família, rádios comunitárias e outros veículos de comunicação. Além disso, deverão constar em artigo científico sobre o tema. Foram ouvidas mulheres nas zonas norte, sudeste, leste, e sul.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: