Cidadeverde.com

Oposição vai radicalizar debate sobre pré-sal no Congresso

Imprimir
A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de manter o regime de urgência para a tramitação do marco regulatório do pré-sal no Congresso “esticou a corda” com a oposição, que promete radicalizar o debate nos 90 dias de tramitação da matéria. PSDB e Democratas (DEM) afinaram o discurso sobre como atuarão a partir de agora nos debates do pré-sal e na condução do dia a dia legislativo.
 
“O presidente subestima mais uma vez o Congresso. Ele subestima todo mundo, não só a oposição como também os parlamentares de sua base. Ele foi além dos limites”, disse o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE) à Agência Brasil. Para ele, não haverá outro caminho para os partidos defensores do debate aprofundado, sem a definição do prazo de 90 dias para a aprovação dos projetos na Câmara e no Senado, que não seja o de “radicalizar” suas ações no Parlamento, inclusive com obstruções.
 
O líder do DEM, José Agripino Maia (RN), afirmou que a decisão de Lula “esticou a corda” entre as duas correntes que se estabeleceram no Congresso: a dos parlamentares que “querem empurrar um modelo [para exploração do petróleo na camada pré-sal] goela abaixo” e a “dos que pretendem buscam esclarecimentos desse modelo”.
 
José Agripino ressaltou que a oposição e eventuais parlamentares da base que defendem um debate sem prazo pré-estabelecido usarão todos os mecanismos legislativos para dar oportunidade à sociedade de esclarecer o assunto. “Nós não vamos abrir mão do debate.”
 
Fonte: Agência Brasil
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: