Cidadeverde.com

Teresa Britto condena instalação da Suzano no Piauí

Imprimir

A vereadora Teresa Britto (PV) criticou a instalação da empresa Suzano no Piauí por acreditar que seus procedimentos irão trazer conseqüências muito negativas ao meio ambiente. Em pronunciamento na Câmara Municipal, a vereadora informou que tem conversado com engenheiros químicos e biólogos e percebido uma enorme preocupação com os recursos naturais.

De acordo com Teresa Britto, a plantação de eucalipto que a Suzano se propõe a fazer será o grande causador das tragédias ambientais. Ela explicou que o eucalipto em apenas seis anos utiliza a mesma quantidade de nutrientes que outras espécies de plantas levariam 30 anos para extrair do solo.

Teresa Britto assegurou que não é contra o desenvolvimento do estado, mas defende o crescimento de forma sustentável. A vereadora disse que os empreendedores da Suzano afirmam que haverá métodos de recomposição e drenagem, no entanto, ela informou que não há como recompor uma extração tão avassaladora de recursos naturais do solo além do prejuízo ao lençol freático.

A parlamentar alerta para a ameaça que a Suzano pode acarretar ao rio Parnaíba, caso se instala na cidade de Nazária, na qual já demonstrou interesse. Teresa Britto ressaltou ainda que as famílias que irão trabalhar no projeto deverão ficar subempregadas já que estão acostumadas a viver com a agricultura familiar e a pecuária, e não terão áreas disponíveis ao cultivo devido ao empreendimento.

 “Haverá um forte impacto no lençol freático, no solo, na fauna ali presente, assim como para os próprios agricultores rurais. A plantação de eucalipto atingirá uma enorme área, que inclusive é bastante agricultável, e o homem do campo deixará de cultivar sua produção”, explicou a parlamentar. Ainda segundo Teresa Britto, a planta é repelente e “expulsa” toda a fauna da região. Ela defendeu uma maior discussão acerca da instalação da Suzano no Piauí.

“Tenho procurado estudar a instalação da Suzano no Piauí. Haverá um impacto muito grande ao meio ambiente. Vamos ao Ibama para que o projeto seja estudado a fundo por diferentes setores da sociedade e, principalmente, técnicos da área. Devemos ter a certeza de que se vier, virá com responsabilidade social e também ambiental, não só dizendo que vai gerar ICMS e empregos.”, afirmou.
 
 
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: