Cidadeverde.com

Funcionamento de delegacias é denunciado por conselho

Imprimir

Durante a assinatura de termo do Pacto Estadual de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, no Palácio de Karnak, o Conselho Estadual de Defesa da Mulher denunciou que as delegacias das mulher em Teresina e no interior não estão funcionando adequadamente. A presidente do órgão, Maria da Cruz Reis, cobra também a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres.

Maria da Cruz Reis diz que é estritamente necessária a construção de três varas especiais. Segundo a presidente, o conselho estadual nunca foi notificado nem informado em que pé se encontra esta criação, que já teria tido início. Ela diz que quer saber como está sendo feito e se estão sendo selecionados funcionários porque o órgão tem o direito de participar.
 
Foto: Carlos Lustosa Filho/CidadeVerde.com

O conselho está percorrendo delegacias do interior e encontrou diversas irregularidades. Em Picos, no mês passado, Maria da Cruz chegou numa quinta-feira e não encontrou nenhum funcionário da delegacia. Apenas um delegado geral, que não estava atendendo casos específicos. Havia um aviso na porta dizendo que Boletins de Ocorrência só seriam registrados até o meio-dia.

Ela diz que continuou indo à delegacia na sexta e no final de semana e constatou que só foi reaberta na segunda. "Isso não pode acontecer porque as mulheres acabam desistindo de fazer a denúncia", declarou.

Na delegacia do centro de Teresina também foram encontradas irregularidades. Ela constatou que não funciona após as 18h e nem nos finais de semana. "É inaceitável. Nesse último feriadão foi registrado um caso grave e a mulher só pôde registrar queixa na terça", reclamou.
 
Militantes também participaram do evento
 
 

Ela disse ainda que mesmo quando existe delegacia os processos não vão para frente porque não existem varas especiais. "As mulheres continuam sendo agredidas e estão cada vez mais desestimuladas a denunciar por conta dessa lentidão. As mulheres têm medo de fazer a denúncia e não acabar dando em nada", afirmou.

Carlos Lustosa Filho (flash do Karnak)
Leilane Nunes (redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: