Cidadeverde.com

Transmissões da gripe A estão se alastrando no Piauí, diz médico

Imprimir
O médico infectologista do Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, Pedro Leopoldino, afirma que a procura de pessoas doentes com suspeita de gripe A aumentou muito desde a morte do professor de biologia Sérgio Gustavo, ocorrida no domingo.
 

 
O professor estava internado deste a quinta-feira da semana passada na clínica Prontomed, com fortes sintomas da doença. De acordo com o infectologista, "não se tem certeza ainda, mas têm todos os pré requisitos". "Era um homem forte, de pouco mais de 30 anos, saudável. A diferença é que a gripe sazonal mata mais pessoas idosas ou crianças", disse o médico.
 
Desde então, a demanda de pacientes no Natan Portela aumentou muito. Isso se deve principalmente à dominação do vírus no ambiente. "O vírus está se alastrando de forma muito rápida. A partir do 17º caso registrado [no Piauí], pode-se dizer que as transmissões foram feitas aqui dentro do Estado", afirmou Pedro Leopoldino.
 
O médico explica ainda que os sintomas são parecidos, mas na gripe suína alguns são agravados, como a febre e as dores no corpo, que são mais fortes. Quanto à prevenção, só é possível ser feita com a vacina. "O uso de vitamina C pode continuar normal para evitar outros tipos de doenças. Mas a gripe A só pode ser prevenida com vacina, que esperamos que em janeiro passe a ser produzida no Brasil", encerrou.

Leilane Nunes
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: