Cidadeverde.com

FMS promove fórum para discutir suicídio em Teresina

Imprimir

Intervenção nos fatores de risco, monitoramento dos casos de comportamento suicida e alternativas de prevenção serão temas de discussão do I Fórum Municipal de Prevenção do Suicídio, promovido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). O evento ocorrerá nesta sexta-feira, 18, no horário das 8 horas às 12 horas, no auditório do Cine-Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí.

O fórum lembra a passagem do Dia Mundial do Suicídio, 10 de Setembro, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Associação Internacional para Prevenção do Suicídio. O objetivo do fórum é promover um espaço de debate sobre o tema e a importância das ações de prevenção reunindo profissionais de diversas áreas. Estudos dão conta de que, atualmente, o suicídio representa um problema de saúde pública em Teresina, principalmente pela elevada taxa de mortalidade.

Dados de 2007 apontam que oito de cada 100 mil teresinenses cometem esse ato extremo. O Piauí é o terceiro entre os Estados do Nordeste em números de suicídio: são 4,9 mortes por 100 milhabitantes.

Levantamento realizado pela OMS indica que um milhão de suicídios no mundo, estimado entre 15 e 25 tentativas, tem na depressão o principal fator associado ao risco. Dados epidemiológicos revelam que suicídios e transtornos mentais têm relação bastante significativa. Problemas de humor, por exemplo, representam 35,8% dos casos.

Já os transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas, principalmente o alcoolismo, respondem por 22,40% das ocorrências. “O fórum, baseado nesses dados, tem também o objetivo de sensibilizar as entidades públicas, privadas e organizações não-governamentais no sentido da união para a valorização da vida”, ressalta Amparo Oliveira, da Comissão Organizadora do evento.

“Esse tema preocupa e atrai a atenção de pessoas de vários segmentos, por isso o fórum vai contar com a participação de médicos, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, religiosos, profissionais do Direito e de diversas outras áreas”, acrescenta.

Uma mesa-redonda vai abordar o tema: Prevenção ao Suicídio: qual o seu olhar? A FMS construiu uma rede de atenção integral em saúde mental que trabalha a questão da prevenção,como por exemplo, os três Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Mais dois centros estão em processo de implantação. Incluídos nesse sistema estão Vigilância de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (Vigidant) e as unidades integradas de saúde do Matadouro, Primavera, Parque Piauí, Monte Castelo, Buenos Aires, Satélite, Dirceu Arcoverde, Maternidade Wall Ferraz, Lineu Araújo e Centro de Saúde Cecy Fortes.

Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: