Cidadeverde.com

Após denúncias, MP do PI é o 1º a receber inspeção

Imprimir

Após uma série de denúncias veiculadas na imprensa envolvendo procuradores, o Piauí é o primeiro estado da federação a receber uma inspeção do Conselho Nacional do Ministério Público que deverá se estender por todos os estados do Brasil.

Segundo a chefa da assessoria judiciária do Ministério Público Estadual, Luisa Cynobelina, a inspeção é um momento para que se possa “provar que estamos em perfeita harmonia com o que deseja a Corregedoria”. O corregedor Sandro Reis do CNMO participa dos trabalhos que irão acontecer até a próxima sexta e deve dar uma coletiva de imprensa às 15h desta segunda (21).
 
Foto: Leilane Nunes/CidadeVerde.com
Chefa da assessoria judiciária do Ministério Público Estadual, Luisa Cynobelina

Um dos casos investigados será o do ex-procurador-geral da Justiça do Piauí, Emir Martins denunciado por enriquecimento ilícito e fraudes contábeis contra a previdência. Martins supostamente repassaria ao IAPEP 8% do salário bruto dos procuradores ao invés dos 12% habituais além de não descontar a parcela que caberia ao INSS dos servidores comissionados. O sucessor de Martins, Augusto César Andrade, também está sendo investigado por ter recebido, em pelo menos um mês, o salário de mais de R$ 61 mil, conforme apontou auditoria do conselho realizada no ano passado.

A equipe da corregedoria é composta por 23 pessoas no Piauí e irá inspecionar os Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho. Nesta terça (22), na sede da Procuradoria do Trabalho os representantes estarão à disposição da população que poderá fazer denuncias, reclamações, sugestões a partir das 9h.

Emir enriquecimento ilícito. Na época a receita federal declarou patrimônio como que equivaleria se ele gastasse apenas 10 % do salário com despesas pessoais.

 
Flash de Leilane Nunes
Redação Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: