Cidadeverde.com

Pessoas com gripe devem ir ao médico em até 48h, diz secretaria

Imprimir

A Secretaria Estadual de Saúde alterou o protocolo do Ministério da Saúde no estado e recomendou durante coletiva na Escola Fazendária que as pessoas que apresentarem sintomas de febre alta e tosse devem procurar seu médico em até 48h. Anteriormente, a orientação era de que o paciente também tivesse falta de ar.

A medida aparece após a confirmação do primeiro óbito por Gripe A no estado. Até o momento foram registrados 109 casos confirmados no Piauí. Segundo o membro da Comissão Estadual de Enfrentamento da Pandemia de Influenza A, infectologista Pedro Leopoldino, antes, só poderiam ser internadas pessoas com síndrome de respiração aguda. “Agora quem tem febre alta e tosse deve procurar um médico em até 48 horas”, descreve.

Leopoldino afirma que os pacientes devem procurar o seu médico, seja no posto de saúde, hospital público ou particular e este profissional irá avaliar a necessidade da realização do exame para o vírus H1N1, causador da doença. Mesmo que não seja necessário o exame, o médico pode clinicar e receitar algum medicamento.

Escola
A Coordenadora de Ações Assistenciais da Fundação Municipal de Saúde, Amariles Borba, recomendou ainda durante a entrevista que alunos, professores e funcionários que estiverem com Gripe A não devam ir para escola. A medida visa diminuir a propagação do vírus H1N1.
 
“Não há orientação de suspensão total, mas servidores e alunos com sintomas de gripe não devem ir para aulas”, adverte.

 
Flash de Yala Sena (direto da Escola Fazendária)
Redação Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: