Cidadeverde.com

Casa da Cultura recebe exposição do Festival de Teatro

Imprimir
Um dos homenageados do 17º Concurso Nacional de Monólogos Atriz Ana Maria Rego, o dramaturgo Aci Campelo terá o seu talento exposto durante o evento. No mesmo ano em que completa 30 anos de teatro, ele traz uma exposição composta por imagens de peças, artigos de jornal, entre outros materiais que tratam da sua vida cultural. Ela será aberta nesta sexta-feira, dia 25, às 10h, na Galeria Lucílio Albuquerque, na Casa da Cultura de Teresina.
 
O IV Festival de Teatro de Teresina e a 17º Concurso Nacional de Monólogos Atriz Ana Maria Rego iniciam partir desta sexta-feira e se prolongam até o dia 1 de outubro. Eles são promovidos pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e acontecem no Theatro 4 de Setembro, Teatro João Paulo II, Ponto de Cultura Nos Trilhos do Teatro e Shopping da Cidade. Serão cerca de 40 espetáculos, além de apresentações do 12º Concurso de Performances. Além dos grupos de teatro, serão promovidas oficinas e shows musicais.

O evento realiza ainda a exposição que mostra um pouco sobre a vida cultural do artista, traçando um painel com fotografias de suas peças, artigos de jornais, criticas de teatro e artigos diversos sobre sua extensa participação na vida cultural do Piauí.

Aci iniciou sua carreira de diretor e autor teatral no ano de 1977. Desde então, nunca mais abandonou os palcos participando dos momentos mais significativos do teatro piauiense nos últimos trinta anos. A obra teatral do autor conta com mais de 15 textos montados sendo um dos dramaturgos mais conhecidos do nosso Estado, ao lado de Gomes Campos, Chico Pereira da Silva e Benjamim Santos.

Ex-presidente da antiga Federação de Teatro Amador do Piauí, que iniciou a realização de Festivais de Teatro no estado, foi um dos criadores do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos do Estado, Diretor de Arte da Fundação Cultural Monsenhor Chaves e Diretor do Theatro 4 de setembro. Atualmente é Diretor da Escola Técnica de Teatro Gomes Campos, que forma atores.

Entre os inúmeros textos escritos e apresentados pelo autor, estão: Auto do Corisco, Os Salvados, Soy Loco Por Ti, A Menina e o Boizinho, Uma Estrela, A Incrível Pedra Fina e a Batalha do Jenipapo, espetáculo que há onze anos é apresentado em Campo Maior, no monumento aos Heróis do Jenipapo, no dia 13 de março.

Autor premiado diversas vezes no Concurso de Dramaturgia Jônatas Batista, da Fundação Cultural do Piauí, pertence a diversas entidades culturais entre as quais, Academia de Letras do Vale do Longá, Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro, com sede em Recife, Pernambuco, Academia de Letras da Região de Sete Cidades e Academia de Letras e Artes de Pedro II. É autor do livro “História do Teatro Piauiense”, premiado em São Paulo, com o Prêmio Clio de História, pela Academia Paulistana de História.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: