Cidadeverde.com

Emoção toma conta dos parnaibanos no velório do deputado

Imprimir
Fotos: Carlos Lustosa Filho/Cidadeverde.com

 
Atualizada às 11h46
 
O governador Wellington Dias falou, na chegada à capela de Santo Antônio para o velório, sobre a perda e a importância de Alberto Silva para o Piauí e para o Brasil.

 
"Eu pude perceber que ele se dedicava de modo integral à família, se preocupava pouco com ele mesmo. É um legado, um ensinamento para todos nós. Por isso esse carinho, as pessoas chorando. Tinha uma grandeza extraordinária. Foi acima de tudo um grande sonhador. Foi um homem muito importante por conta dos seus grandes projetos. Sua importância em nível nacional era tamanho que ele era conselheiro da República. É algo mais importante do que o Congresso Nacional alguma vezes. Era um dos membros desse conselho. Agora nessa crise [econômica] ele participou de uma reunião com o presidente Lula, tomou medidas que tiraram o país da crise. Quem viveu sua geração é algo que marca. O povo da Parnaíba tem que honrar esse homem", declarou.
 
Atualizada às 11h34

Uma multidão recepciona o corpo do deputado Alberto Silva na capela de Santo Antônio. Neste momento o carro do Corpo de Bombeiros chega ao local, sob forte comoção popular. Governador Wellington Dias, vice-governador Wilson Martins, senadores Mão Santa e Heráclito Fortes, prefeito de Teresina Sílvio Mendes, ex-ministro João Henrique, estão na capela.
 
Atualizada às 11h24 

No meio da avenida São Sebastião o cortejo parou para que uma cunhada de Alberto, Almira Silva, uma senhora idosa na cadeira de rodas, prestasse sua última homenagem ao cunhado. Ela entregou um buquê de flores para os bombeiros colocarem sobre no caixão.

 
Atualizada às 11h10
 
O cortejo segue pela Avenida São Sebastião, na contra mão, por causa de obras da Agespisa. Na porta das casas as pessoas estão com flores e algumas choram. Moradores de todas as casas por onde passa o corpo estão nas portas dando o último adeus ao parlamentar .

 
A viatura do Corpo de Bombeiros, com o corpo do deputado Alberto Silva, é seguida de perto por ciclistas, enquanto os batedores da PM abrem caminho pelas principais avenidas de Parnaíba.

 
 

 

Comitiva de autoridades que chegou junto com o caixão

Atualizada às 10h42

Ao ser colocado no carro do Corpo de Bombeiros, o caixão foi coberto com a bandeira do Piauí. Populares aplaudiram por vários minutos. O cortejo será seguido por muitos carros que esperam a saída  até a Capela.
 
O cortejo passa pelas avenidas Pinheiro Machado, São Sebastião e Chagas Rodrigues até à praça Santo Antônio, onde está localizada a capela. A missa será celebrada entre as 15h e 16 horas, pelo padre Jurandi e terá a participação do pianista Luisão Paiva.
 
Atualizada às 10h37
 
O jatinho PT-VME com o corpo do deputado Alberto Silva chegou às 10h30 no aeroporto de Parnaíba. Em outras aeronaves foram dona Florisa, a viúva, com o filho Marcos Silva. O senador Heráclito Fortes chegou junto com o prefeito Sílvio Mendes. O senador Mão Santa e dona Adalgisa também desembarcaram juntos. Themístocles Filho, Kléber Eulálio e Wilson Martins foram no mesmo avião.

 
A multidão cercou o avião. Parentes e amigos esperam a retirada do caixão. O corpo seré levado pelo Corpo de Bombeiros até a capela de Santo Antônio. A banda da prefeitura toca "É com esse que eu vou", de Elis Regina.
 
O trânsito nas proximidades da capela já foi interrompido pela Companhia Independente de Trânsito. Após a chegada, o corpo deve ser levado até o velório em carro aberto. Funcionários da funerária preparam o local desde cedo. Populares já começam a chegar ao local. 

 No aeroporto, populares esperam a chegada do avião com o corpo. Para Francisco das Chagas Santos, 41 anos, Alberto era um homem muito bom. Ele conta que, quando era menino, teve uma enchente no bairro Baixo São José e Alberto foi de canoa ajudar a população a tirar seus pertences de dentro das casas alagadas. "Nunca deixei de votar no Alberto Silva".
 
Já Oscar Machado da Cunha, 59 anos, disse que foi motorista de Alberto. Ele fazia o trajeto de deixar e pegar Alberto entre Parnaíba e Teresina, quando o aeroporto ainda não havia sido construído. "Era como um pai para mim. Estou  muito triste. Alberto só gostava de viajar bem na frente do ônibus com dona Floriza", lembra.
 
O velório segue até às 16h e será levado em cortejo à pé até o Cemitério da Igualdade, no centro de Parnaíba. 

Já confirmaram presença no velório na cidade natal de Alberto Silva o governador Wellington Dias, o presidente da Alepi, Themístocles Filho, o prefeito de Parnaíba, José Hamilton Castelo Branco e deputados da bancada do PMDB.
 

Morte de Alberto Silva - Cobertura completa

Morte de Alberto Silva repercutiu com muita tristeza entre políticos do país
Corpo do deputado Alberto Silva chega à Assembleia para o velório
Dona Florisa Silva: "Acabou o sofrimento dele"
Com aplausos e choro, corpo de Alberto Silva é velado 
Arquivo da TV Cidade Verde mostra realizações de Alberto Silva
Veja qual foi a maior decepção do deputado Alberto Silva na Política
Corpo de Alberto Silva sai do DF para ser velado na Alepi
"Ele merece o carinho do povo", diz Wellington Dias
Veja a última participação do deputado Alberto Silva no Jornal do Piauí
TV Cidade Verde mostra a trajetória de vida do político Alberto Silva 
Mão Santa conta histórias da trajetória de Alberto Silva
Confira como aconteceu a criação do estádio Alberto Silva, o Albertão 
Marcos fala dos dias que Alberto esteve doente 
Somos todos "crias" de Alberto Silva, diz João Henrique 
Morte: Políticos do Piauí lamentam a perda de Alberto Silva 
ARQUIVO: Alberto Silva revela sua maior decepção na política 
Câmara suspende atividades por morte de Alberto Silva 
Políticos utilizam o twitter para falar de Alberto Silva 
Prefeitura de Parnaíba decreta luto oficial e divulga nota 
Sarney fala de Alberto Silva e é lembrado pelo biodiesel 
Corpo de Alberto chegará às 16h; Luto oficial no Piauí 
Lixo e mato tomam de conta do cemitério onde Alberto Silva será enterrado em Parnaíba 
Cortejo de Alberto Silva passará por principais obras em Teresina 
ARQUIVO: Confira uma entrevista com Alberto Silva feita por Elivaldo Barbosa 
Thomáz Teixeira diz que Alberto Silva piorou após depressão 
Alberto Silva recebe homenagem no Senado. Chegada ao PI atrasa 
LUTO: Deputado federal Alberto Silva morre aos 90 anos em hospital do DF

Carlos Lustosa Filho (flash direto de Parnaíba)
Leilane Nunes e Caroline Oliveira (redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: