Cidadeverde.com

Francinópolis terá nova eleição para prefeito próximo domingo

Imprimir
Os eleitores do município de Francinópolis (a 180 quilômetros ao sul de Teresina), retornarão as urnas neste domingo (11) para eleger um novo prefeito e vice. A juíza Kaline Siqueira Furtado solicitou o reforço de 30 policiais militares para fazer a segurança da eleição e uma equipe da Polícia Federal.
 
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TER) aprovou no dia 1° de setembro a Resolução 163/09 que está disciplinando o novo pleito majoritário naquele município.
 
A Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE disponibilizou 20 urnas eletrônicas, sendo que seis ficarão de reserva caso haja necessidade de troca durante a votação. A eleição está sendo disputada por dois candidatos: Maria do Espírito Santo Pinto Duarte (PP) e Ozael Ferreira dos Santos (PPS).
 
Cassação
 
Antonio Luiz Dantas da Fonseca e Celerinda Soares de Mesquita, prefeito e vice, respectivamente, eleitos em 05.10.08, tiveram seus mandatos cassados pelo juiz da zona na época, Dr. João Gabriel Furtado Batista, por abuso de poder econômico e compra de voto, decisão esta confirmada por unanimidade pelos juízes membros do TRE-PI em 01.09.09. O relator do processo, no TRE, foi o Dr. Valter Ferreira de Alencar Pires Rebelo.
 
Com a cassação do prefeito e vice, a presidente do TRE-PI, desembargadora Eulália Maria Ribeiro Gonçalves Nascimento Pinheiro, explicou que, de acordo com o Art. 224 do Código Eleitoral, faz-se necessário a convocação de nova eleição majoritária no município, a exemplo do que aconteceu em Pimenteiras e Baixa Grande do Ribeiro.
 
O segundo colocado não pode assumir o cargo por não ter alcançado a quantidade mínima de votos válidos estabelecida por lei. Ela explicou, ainda, que, apesar de ser uma eleição extemporânea, o TRE cumpre toda a metodologia e logística de uma eleição comum, “a diferença está apenas nos prazos que são mais curtos”, pontuou a presidente.
 
Francinópolis é um município com uma população de 5.458 habitantes, totalizando pouco mais de quatro mil eleitores aptos a votar nas 14 seções distribuídas em seis locais de votação.
 
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: