Cidadeverde.com

Firmino confessa que há problemas de gerenciamento na Saúde de Teresina

Imprimir
A Fundação Municipal de Saúde implantará a partir da próxima quinta (15), o sistema de classificação de pacientes no Hospital de Urgências de Teresina. A medida visa agilizar o atendimento aos casos mais graves e direcionar aqueles de menor gravidade para outros hospitais da cidade.
 

O presidente da FMS, Firmino Filho, confessou que há problemas de gerenciamento nos hospitais de bairro e afirma que a classificação é a primeira parte da implantação da política nacional de humanização que está sendo implantada em Teresina. “Identificamos que há um congestionamento na entrada dos pacientes no HUT, que é um hospital de média e alta complexidade. Os casos que não precisam estar lá vão ser direcionados. Essa política visa atender rapidamente e priorizarem o atendimento às pessoas que realmente precisam”, descreve. 

A avaliação dos casos será feita pelos médicos do HUT. “Entendemos que este é um processo importante que organiza a demanda e prioriza quem realmente precisa. Piauí e Maranhão estão atrasado nesse processo”, enfatiza.

A política de humanização e classificação dos pacientes também deverá contar com um melhor arranjo dos hospitais de bairro que deverão absorver a demanda dos paciente que não ficarão mais no HUT. “Temos crise no gerenciamento. Temos que fazer com que cada um possa cumprir seu papel. Isso é modernizador e contribui para melhorar atendimento a população”, diz.

Classificação de risco

Com o novo sistema, os paciente serão classificados por cores ao chegarem no HUT. A cor vermelha identifica – prioridade Zero, a amarela – prioridade 1, que são casos mais graves onde o paciente corre risco de vida e precisa de atendimento imediato, estes serão atendidos no HUT. As demais cores, verde – prioridade 2 e azul – prioridade 3, serão atendidos nos hospitais da rede de saúde.

O vermelho é utilizado para os casos de emergência, amarelo para os casos de urgência, verde para os casos considerados menos graves e azul para os casos que podem ser atendidos por outras unidades de saúde de menor complexidade.
 
Carlos Lutosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: