Cidadeverde.com

Mulheres estudam em média um ano a mais que homens no Piauí

Imprimir
Números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE - na última sexta-feira (9) mostram que as mulheres do Piauí estudam mais que os homens. Tanto no grupo acima de 10 como no a partir de 15 anos de idade, a média de estudos das piauienses supera em um ano a dos homens.
 
No grupo a partir dos 15 anos, quando os estudantes que não tenham reprovado devem estar concluindo a oitava série do Ensino Fundamental, a média de ensino das mulheres piauienses é de 6,2 anos de estudo. A dos homens é de 5,2. Os números ainda são abaixo da média nacional - 7,6 para mulheres e 7,3 para homens.
 
As médias de estudo também sofrem variações consideráveis em fatores como a cor da pele. Os brancos tem uma média de estudo superior à do Piauí, que é de 5,7 anos. Enquanto pretos possuem 5 anos de instrução, e os pardos 5,4, os brancos passaram 6,9 anos na escola. O analfabetismo também é maior entre os negros: 32,7% não sabem ler ou escrever, enquanto o índice é de 25,5% entre os pardos e 18,9% entre os brancos.
 
Quando a média de estudo no Piauí é comparada com a renda, o tempo de instrução se reflete no salário de cada grupo. Os brancos possuem média salarial de 2,2 salários mínimos, enquanto pretos e partos somam 1,5.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: