Cidadeverde.com

Mulheres e indígenas têm os menores salários

Imprimir

As mulheres, os índios e os negros recebem salários inferiores aos dos homens brancos na América Latina, mostrou um estudo divulgado nesta segunda-feira pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Apesar do importante crescimento econômico na região na última década, a diferença entre os salários por gênero e etnia continua sendo significativa, indicou o estudo do BID, apresentado no dia que lembra a chegada de Cristóbal Colón à América.

Os afrodescendentes e indígenas na região ganham em média 28% a menos que seus pares brancos com a mesma idade e nível de escolaridade, revelou o estudo, que se baseou na análise de dados de famílias de 18 países da região.

As mulheres têm salários 17% menores que os homens, embora em alguns casos tenham grau de instrução mais elevados, segundo o BID.

Estas diferenças variam muito de um país para o outro. No Brasil, por exemplo, os homens ganham 30% a mais que as mulheres, mas na Bolívia esta diferença é menor.

Com este estudo, o BID recomendou aos governos da região que implementem políticas para melhorar o grau de instrução dos grupos menos privilegiados.

"Superar esta situação é mais que um imperativo moral. É uma estratégia essencial para reduzir a pobreza na região", acrescentou o BID.

Fonte: IG
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: