Cidadeverde.com

Fundac busca acordo para manter 4 de setembro aberto

Imprimir
A presidente da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), Sonia Terra, informou que ainda não foi notificada oficialmente pelo Ministério Público do Estado, sobre a interdição total do Theatro 4 de Setembro. Mas, já ressaltou que vai buscar alternativas para que a agenda de eventos no local continue acontecendo.
 
 
Ela disse que mesmo não tendo recebido o documento, já começou a sana algumas irregularidades e por isso já começou a providenciar a troca e aquisição de mais extintores, luminárias de emergência. Além disso, o laudo do Corpo de Bombeiros também apontou irregularidades no sistema de combate a incêndio, a falta de acessibilidade para deficientes, escadas sem piso e corrimãos antiderrapantes e segundo e terceiro piso sem saídas de emergência.
 
Matérias relacionadas:

Segundo Sonia Terra, já houve uma conversa com o comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Francisco Barbosa, para que essa interdição fique apensa parcial. “Vamos procurar uma alternativa, para que essa intervenção seja apenas parcial, já que existe uma agenda lotada até o final do ano e muitos trabalhadores que vivem em função da arte desenvolvido aqui”, destacou.

A Fundac espera o documento oficial para acionar a Procuradoria Geral do Estado e o próprio Corpo de Bombeiros. “Vamos trabalhar em acordo, mantendo a parceria com o Ministério Público, com o Corpo de Bombeiros, sempre procurando o diálogo com o objetivo de manter a segurança para o público”, afirmou Sonia Terra.

Saídas de Emergência

Em relação às saídas de emergência no segundo e terceiro piso, Sônia Terra explica que é necessário um estudo minucioso porque o Theatro é um bem tombado pelo Patrimônio Estadual e qualquer medida que possa afetar sua estrutura precisa de um levantamento minucioso de uma equipe especializada. “Isso exige prazos de edificação, algo que não pode ser feito em 30 ou 60 dias”, destacou.

A presidente ressalta ainda que está mantida a agenda, inclusive desta semana e do Dia do Piauí, no próximo dia 19, no qual será realizada a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Renascença. “Nosso objetivo é manter o teatro funcionando, nem que para seja necessário bloquear os acessos aos segundo e terceiro pisos”, finalizou.
 
NOTA OFICIAL DA FUNDAC
 
A Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC, órgão responsável pelo Theatro 4 de Setembro, vem a público esclarecer, em relação à entrevista coletiva concedida na manhã desta terça-feira (13/10) pela curadora do Meio Ambiente, promotora Denise Aguiar sobre uma possível interdição do Theatro, que não foi informada oficialmente pela Curadoria e pelo Corpo de Bombeiros sobre a vistoria realizada.
 
Durante a última reforma realizada no início do ano no Theatro 4 de Setembro medidas importantes foram tomadas, entre elas a instalação de carpetes e poltronas antichamas. Além disto, outras providências estão sendo adotadas para sanar possíveis falhas que possam comprometer a segurança do público, como compra de um número maior de extintores de incêndio, iluminação e sinalização de emergência.

A FUNDAC aguarda um comunicado oficial com informações sobre os problemas apresentados pela Curadoria do Meio Ambiente à imprensa para tomar conhecimento da real situação e poder se posicionar sobre as providências cabíveis. Vale lembrar que o Theatro 4 de Setembro completou 115 anos e é um bem tombado pelo Patrimônio Estadual e qualquer medida que possa afetar sua estrutura precisa de um levantamento minucioso de uma equipe especializada.

Desde 2003, o Governo do Estado, através da FUNDAC, tem buscado atender todas as providências solicitadas pelos órgãos competentes para garantir a segurança do público que prestigia as ações realizadas em suas casas, pois desenvolve cada uma das atividades e projetos para o valorização e fortalecimento da Cultura com muita seriedade, buscando oferecer sempre a melhor estrutura para o público de seus eventos.


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: