Cidadeverde.com

Piauí tem menor taxa de mortes por armas de fogo, diz mapa

Imprimir
O Piauí é o Estado que tem a menor média de mortes por arma de fogo de todo o Brasil, considerando o período de 1996 até 2006. Foi o revelou a pesquisa feita pela organização não governamental (ONG) Viva Rio em conjunto com a Subcomissão Especial de Armas e Munições da Câmara dos Deputados.
 
Deputado Raul Jungmann e o representante da ONG Viva Rio, Antonio Rangel Bandeira
 
Estabelecendo uma média dos dez anos, o Piauí teve aproximadamente cinco mortes anuais por cada 100 mil habitantes. O Estado, no entanto, foi o que mais aumentou o número de óbitos no período pesquisado. Em 1996, foram quase três mortes e, dez anos depois, já eram oito. Isso significa um crescimento de 229%.
 
O Maranhão aparece em segundo lugar na média de mortes por arma de fogo, com aproximadamente cinco óbitos por ano a cada 100 mil habitantes. Rio de Janeiro lidera o ranking, com uma média de 46 mortes.
 
A pesquisa também traz o número de armas recolhidas na campanha do desarmamento de 2004, 2005 e 2008. No Piauí, 65 foram entregues voluntariamente. O Distrito Federal foi o que teve o maior sucesso na campanha, com 9.657 armas entregues.
 
Nayara Felizardo
(Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: