Cidadeverde.com

Rede hospitalar se prepara para atendimento por classificação

Imprimir
Os quatro principais hospitais regionais da Prefeitura de Teresina estão se estruturando para dar suporte ao sistema de organização do atendimento de urgência que está sendo implantado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Nesta segunda-feira, 19, por exemplo, o Hospital Maternidade do Buenos Aires vai inaugurar mais duas enfermarias cirúrgicas, ampliando de 86 para 94 o número total de leitos.
 

 

Reunião ocorrida nessa quarta-feira, 14, na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os diretores dos hospitais do Buenos Aires, Satélite, Promorar e Dirceu Arcoverde, além de coordenadores regionais de saúde discutiram o projeto de implementação desse novo sistema, que consiste em três ferramentas: acolhimento, classificação de risco e hierarquização da rede hospitalar municipal.

 

Foi exposto um organograma para a implantação do projeto, passando pela sensibilização, divulgação e capacitação de pessoal. A coordenadora do Samu, enfermeira Clara Leal revela que a proposta do presidente da FMS, Firmino Filho, é organizar e desafogar o atendimento de urgência da capital, atualmente concentrado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), que é justamente por onde começará a execução do projeto, com o suporte dos quatro principais hospitais, e, depois, para toda a rede. “Somente os casos de urgência mais graves, tipo 1 e tipo 2, serão de responsabilidade do HUT, e o restante será distribuído a outros hospitais, que também serão providos de toda uma estrutura de atendimento”, revela.
 
“A hierarquização da rede hospitalar é outra ferramenta importante, pois define o papel de cada hospital para garantir a resolutividade do atendimento”, explica Clara Leal. “Se em algum hospital não houver a estrutura para assistir adequadamente determinado paciente, ele será removido para outro hospital devidamente equipado para aquele caso, depois de ter recebido o acolhimento e o primeiro atendimento”, complementa a coordenadora do Samu.

 

A diretora do Hospital do Buenos Aires, Rita Portela, diz que as duas enfermarias de clínica cirúrgica compreendem o acréscimo de mais oito leitos no estabelecimento. “Elas foram devidamente estruturadas, com banheiros adaptados, barras de segurança, climatização, inclusive com nova pintura”, acrescenta. “Além disso, o hospital vai fazer parte do projeto Sentinela para doenças infecciosas respiratórias, dando suporte ao Hospital Nathan Portela nos casos da Influenza A, como já ocorre no Dirceu Arcoverde”, salienta. O infectologista da FMS Carlos Gilvan ministra curso de capacitação para médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem do hospital.

 

Já a diretora do Hospital do Satélite, Juracília Jericó, informa que a unidade recebe intervenção no que se refere à ambiência e que todos os funcionários passam por um processo de sensibilização e divulgação do novo sistema de classificação de risco. “Depois, eles serão devidamente capacitados”, acrescenta.
 
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: