Cidadeverde.com

Diretor da Facid critica Prouni e destaca projetos solidários

Imprimir
Que a Faculdade Facid é exemplo de empreendedorismo o Piauí já sabe. Mas o que muitas pessoas estão começando a descobrir é que a instituição investe na responsabilidade social como meta muito antes de ser uma exigência do Ministério da Educação.
 
O professor Paulo Machado, diretor da faculdade, contou esse caso de sucesso na manhã de hoje, no Fórum Piauí Que Trabalha. Ele também fez duras críticas ao MEC, quanto à obrigatoriedade do aluno devolver a oportunidade de estudar com trabalhos gratuitos à comunidade.
 

A faculdade tem projetos nas áreas de inclusão social, preservação da memória e do patrimônio cultural, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Dentre um dos mais importantes é a destinação de bolsas para estudantes carentes, a exemplo do que faz o Prouni.

Em sua palestra, o professor Paulo Machado contestou o resultado do Prouni diante do que é conseguido pela Facid.

"O aluno de medicina da Facid depois que se forma, passa 20 horas por semana trabalhando gratuitamente em hospitais públicos conveniados com a faculdade por um ano. Essa é a diferença do programa de bolsas da faculdade para o Prouni. O programa do governo não obriga o aluno a prestar serviços à comunidade. Nós acreditamos que esse tipo de medida fomenta a simplicidade, a humanização. Nós vamos tentar sensibilizar os parlamentares para que mudem o programa. Imagine 300 mil alunos a cada ano prestando serviços gratuitos à comunidade carente", declarou.

A faculdade desenvolve ainda projetos de educação e saúde (palestras sobre prevenção ao câncer bucal pelo interior do Estado), projeto Coração na Vila (caminhadas com idosos hipertensos nas vilas Meio Norte, do Avião e Anita Ferraz), prevenção de doenças cardiovasculares e patrocínios a obras e atividades culturais, através da Lei A. Titto Filho e Lei Rouanet.

Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: