Cidadeverde.com

João Claudino Jr.: Há emprego, falta mão de obra capacitada

Imprimir
Fábio Lima/Cidadeverde.com
 
Durante palestra no Fórum Piauí Que Trabalha, o empresário João Claudino Júnior declarou nesta sexta-feira (16) que a falta de mão de obra qualificada ainda é um problema que afeta todo o país. Nome da família Claudino que cuida da fábrica de bicicletas Houston, ele foi ao auditório da Fiepi falar da experiência de gerir a maior fábrica da América Latina, e citou até ter pedido a criação de cursos na Universidade Federal do Piauí para formação de profissionais do setor.
 
"Se o Brasil quer crescer, precisa se preocupar com a mão de obra. Qualifique-se, não falta emprego", disse o empresário, citando que ainda há um déficit de profissionais capacitados em áreas da engenharia e até soldadores. Contrariando as notícias de crise, Claudino Júnior informou que a Houston teve de contratar 250 pessoas e treiná-las com urgência para atender o aumento da produção em agosto.
 
 
A produção, por sinal, deve bater novo recorde, apesar da queda no final de 2008 e início de 2009. De acordo com o empresário, a Houston saltou de 163 mil bicicletas produzidas em 2001 para 557 mil em 2008, e o número deve ser superado novamente. Para 2010, a meta é passar de 800 mil unidades, e produzir na fábrica de Teresina cerca de uma bicicleta a cada três segundos - hoje sai uma a cada cinco segundos.
 
Apresentando números impressionantes de uma indústria que está o Estado tido como um dos mais pobres do país, João Claudino Júnior ressaltou que a maior riqueza do Piauí são as pessoas. Ele convidou associações para que agendem visitas e conheçam a fábrica.
 
 
Apostar no novo
A palestra mostrou como a Houston surgiu no final da década passada, depois de muitos contatos com o comércio da China, onde hoje o Grupo Claudino conta com mais de 280 fornecedores. A aposta nas bicicletas surgiu depois que o grupo ganhou o direito de fabricar computadores nos anos 90. O mercado mudou, e a empresa resolveu apostar no veículo que já é tido na Europa e Ásia como solução para diminuir os problemas de poluição dos motorizados.
 
Nos últimos anos, a força da Houston diminuiu a fatia das grandes fábricas no mercado nacional, que tomavam conta de mais de 70% das vendas e hoje respondem por menos da metade.
 
O próximo passo será a fabricação de motos. O projeto já está em andamento. No próximo domingo, um empresário da China chegará a Teresina para tratar do assunto com João Claudino Júnior. Por conta da concorrência com as outras montadoras, a indústria deverá ser instalada em Manaus/AM, mas o empresário fez questão de frisar que, sempre que possível, todos os investimentos serão feitos na terra que acolheu a família Claudino.
 
Descontração
No final da palestra, João Claudino Júnior apresentou fotos curiosas do uso da bicicleta em países asiáticos. Ele disse aos presentes para não subestimarem o poder do veículo. Veja algumas fotos:
 
 
 
Veja mais:
 
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: