Cidadeverde.com

Escola da Fundação da Paz é a campeã da Gincana

Imprimir

Depois de quase dois meses de disputa e aos gritos de "Obrigado Senhor", a Fundação Nossa Senhora da Paz é a grande campeã da gincana "Piauí, eu conheço essa história" de 2009. Emoção, nervosismo, choro e tensão; todos essas sensações puderam ser acompanhadas pelos telespectadores que assistiram a final da gincana na TV Cidade Verde.
 
 
 

Mesmo com o pouco tempo para responder as perguntas de alto nível, nem a Escola Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves (262 km de Teresina), nem a Fundação Nossa Senhora da Paz, da Vila da Paz na zona sul de Teresina, erravam as respostas. A disputa só foi decidida no último momento.

Depois de serem feitas as dez perguntas para cada equipe, o empate persistiu. Nas seis questões extras, nenhuma delas errou. Nesse caso, o desempate é feito com três perguntas de nível mais elevado.
 

 
 
A responsabilidade ficou para Fernando Vieira, da escola Augustinho Brandão, e Iago Menor, da Fundação Nossa Senhora da Paz. Quem tocasse a sirene primeiro teria o direito de responder. Se errasse, os dez pontos iriam para a equipe adversária.
 

Em todas as perguntas, Iago foi mais rápido. No entanto, errou a primeira e deu dez pontos para Fernando. A questão tratava sobre as realizações de Alberto Silva durante o primeiro mandato de governador. Iago respondeu que foram a "criação do Projeto Sertanejo e da Piemtur". No entanto, o correto seria a "construção da ponte sobre o rio Igaraçu em Parnaíba e a criação da Codipi".
 

Ja a segunda questão sobre as informações a respeito do Piauí, presentes na lenda de Macyrajara, ele respondeu corretamente que são as "formas de relevo, bacias hidrográficas e tribos indígenas". Com isso, a disputa ficou novamente empatada.
 
 
Só tinha mais uma pergunta e Iago, que novamente tocou a sirene primeiro, acertou, dando a vitória para a Fundação Nossa Senhora da Paz. A equipe, que já chorava há muito tempo, se ajoelhou e começou a agradecer a Deus.
 

 
"Tenho certeza que essa vitória teve a interferência do Padre Pedro Balzi, sobretudo em uma questão que a gente teve muita dúvida se era a letra B. Mas quando respondemos B, de Balzi, tivemos certeza", disse Iago Menor, bastante emocionado.

Mas a escola Augustinho Brandão também teve uma ajuda especial. Gillane Fontenele, 16 anos, não tirou da mão um chaveiro que ganhou da sua colega de turma, Erundina Alves. Ela faleceu pouco antes do início da gincana.
 

"Temos aqui nesse estúdio duas campeãs: a de 2008 e a de 2009", disse o apresentador César Filho, relembrando que a Agustinho Brandão foi vitoriosa na gincana do ano passado.
 
 
 
A escola vencedora ganhou uma lousa digital. Os dois professores envolvidos receberam um notebook cada, bem como os estudantes que participaram da gincana. Eles também irão viajar para o Rio de Janeiro, onde conhecerão a escola daquele Estado que ficou em primeiro lugar no Enem.
 

A Augustinho Brandão ganhou um data show e os estudantes ganharam uma viagem para Fortaleza. Eles também irão conhecer a escola estadual, do Ceará, que ficou em primeiro lugar no Enem.
 

 
Com essa bela disputa, a gincana "Piauí, eu conheço essa história" deste ano foi concluída. As escolas se preparam para 2010, que já tem o programa garantido.
 
 

Nayara Felizardo
(Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: