Cidadeverde.com

Piauí apresenta os seus talentos para Rio 2016

Imprimir
Gaspar Nóbrega/COB/Divulgação
 
Leonardo já está batendo recordes do medalhista olímpico Cláudio Roberto
 
De olho nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, e aproveitando as comemorações pelo Dia do Piauí, o Cidadeverde.com começa a mostrar a força do piauiense no esporte. Os talentos que poderão brilhar nos Jogos no Brasil e em outras competições internacionais, ou mesmo os que já estão conseguindo isso, serão destacados em reportagens nas diversas modalidades, começando nesta segunda-feira (19) com uma surpresa no Atletismo.
 
Com 14 anos, Leonardo saiu de Teresina pela 1ª vez para vencer em Minas
 
Leonardo Cunha tem apenas 14 anos, mas os olhos dos técnicos piauienses já brilham com os resultados do velocista. Na última edição das Olimpíadas Escolares, o estudante da Escola Municipal Santa Filomena foi o mais rápido nos 75 metros rasos, a prova mais veloz da competição. Tímido, de família humilde da zona rural de Teresina, ele tem seu nome comparado ao de Cláudio Roberto Souza, corredor teresinense prata nas Olimpíadas de Sydney, em 2000.
 
A comparação não surgiu por acaso. Leonardo vai aos poucos quebrando recordes antigos de um dos principais nomes do atletismo piauiense. "Até mesmo sem treinar, os resultados dele são acima da média", diz orgulhosa a professora Márcia Araújo, que estimulou uma verdadeira mudança na vida do jovem. Estudando o biótipo do corredor e de parentes, já se estima que o garoto de 1,70m cresça ao menos mais 10 centímetros. "Quanto mais alto ele ficar, melhor", explica Márcia.
 
Fábio Lima/Cidadeverde.com
O velocista e a professora Márcia Araújo: mudança nos hábitos
 
Morador do povoado Santa Mônica, região da Socopo (zona rural leste), Leonardo Cunha mudou a alimentação. A dieta incluiu frutas que ele não dava muita importância. Chocolate e refrigerante ficaram para trás. Outro sacrifício são os treinos diários, divididos na pista da Universidade Estadual do Piauí, no Pirajá, e em uma academia, onde ele faz musculação. O transporte só é possível graças à ajuda de amigos, que fornecem vales para os ônibus.
 
O trabalho também visa Rio 2016, quando o piauiense deverá estar no auge de sua forma física. "Essa notícia foi muito boa. Vou ter a chance de participar no meu país", fala Leonardo, momento raro na entrevista do corredor ainda acanhado com a presença de jornalistas. A conversa foi em um dia importante, há duas semanas, no Palácio de Karnak. Das mãos do governador Wellington Dias, ele recebeu o diploma da participação nas Olimpíadas Escolares disputadas em Poços de Caldas/MG.
 
Caroline Oliveira/Cidadeverde.com
Do Karnak para o mundo: após sair de Teresina pela primeira vez,
Leonardo Cunha compete ainda neste ano no exterior
 
A viagem para Minas Gerais foi a primeira de Leonardo Cunha para fora de Teresina, e ele já terá de tirar passaporte. O resultado lhe deu o direito de disputar o Sul-Americano Escolar no final de novembro. O Equador é o destino dessa vez. Mas o destino da vida do Leonardo vai bem mais longe.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: