Cidadeverde.com

Joaquim Almeida recebe o apoio de defensores públicos

Imprimir

Dezenas de defensores públicos do Estado do Piauí expressaram apoio à candidatura de Joaquim Almeida e Margarete Coelho, durante encontro realizado no último final de semana, na residência do chefe da defensoria pública, Nelson Nery Costa. A reunião contou com a participação do defensor João Neto, presidente da Associação dos Defensores Públicos do Piauí e de Mirtes Maria de Freitas, corregedora da Defensoria Pública do Estado.

Nelson Nery Costa falou da experiência vivida à frente da seccional Piauí, da Ordem dos Advogados do Brasil. “Aos 36 anos fui presidente da Ordem, e neste período enfrentamos muitas dificuldades, sacrificando família e carreira, porque acreditávamos que poderíamos mudar a sociedade para melhor, e realmente conseguimos”, afirmou o advogado relembrando lutas, como o combate ao crime organizado no Piauí.
 

E, lamentou a atual situação da OAB/PI. “Lamentavelmente presenciamos hoje, um discurso distorcido, de pão e circo, de uma Ordem totalmente desvirtuada. Com a candidatura de Joaquim Almeida, volto a acreditar numa Ordem melhor, num mundo melhor, porque é esse sentimento que nos move diariamente, no convívio com a desigualdade que faz com que tenhamos uma sensibilidade maior, uma ligação mais profunda com a sociedade”, enfatizou o chefe da defensoria.

A Defensoria Pública do Estado do Piauí, conta atualmente, com 84 defensores em seu quadro profissional, e sua história de lutas e conquistas contou com o trabalho aguerrido do advogado Joaquim Almeida, quando este ocupou a secretária de Governo, no primeiro mandato do governador Wellington Dias, período em que a defensoria pública sofreu uma grande reestruturação.

Para o defensor público, João Neto, presidente da Associação Piauiense de Defensores Públicos, a instalação da defensoria pública no Piauí contou com a ajuda impar do advogado Joaquim Almeida. “Joaquim foi figura importante, que encampou esta luta pela defensoria. Trabalhou ao lado dos defensores, defendeu a realização de concurso público, o que fez com o número de defensores passasse de 24 para 84 em todo o Estado. E ainda, pleiteou junto ao Governo do Estado às condições necessárias para que a defensoria se tornasse uma realidade em no Piauí. Graças a luta de todos nós e a garra de Joaquim Almeida a defensoria responde hoje por dois terços da movimentação judiciária do nosso estado. Garantindo à população mais carente o acesso à justiça. É por isso que apoiamos a sua candidatura, porque entendemos que ele reúne característica necessárias para resgatar a OAB/PI”, enfatizou o defensor.

Já a defensora Aline Patrício relembrou a campanha pela valorização do defensor público e o trabalho que culminou com a recondução da Dra. Norma Dantas à chefia da defensoria, que também contaram com o apoio do advogado Joaquim Almeida. Sobre a OAB/PI a defensora afirmou que a sua atuação não traduz o ideal aguerrido de outros tempos.

Joaquim Almeida falou de sua carreira e das inúmeras lutas que abraçou em nome de uma sociedade melhor, mais digna e justa. “Sempre acreditei no trabalho, contudo a caminhada não tem sido fácil, mas me proporcionou encontrar e fazer muitos amigos’, afirmou.

“Sempre acreditei profundamente na democracia por isso desejamos fazer uma Ordem melhor, que marque a história do estado do Piauí, finalizou.


[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: