Cidadeverde.com

FINALISTA: Sarah tenta o bi no Mundial Jr. de Judô

Imprimir
Atualizada às 11h49min
 
A judoca Sarah Menezes venceu três lutas e está na final do Mundial Júnior de Judô 2009, que começou na manhã desta quinta-feira (22) no ginásio Pierre de Coubertin, em Paris, França. Ouro no ano passado na Tailândia, a piauiense busca do bicampeonato. A luta decivisa será com a japonesa Hiromi Endo, campeã mundial Sub-17 deste ano, a partir de 13h (horário de Teresina). Se vencer, Sarah será a primeira brasileira a ganhar dois títulos no Mundial Júnior.
 
Sarah lutou com a norte-americana Katelyn Bouyssou e derrotou a rival com um Ippon por estrangulamento, faltando 2min18seg para o fim da luta. As duas foram as únicas do Mundial Júnior que disputaram o Mundial Sênior neste ano. Enquanto a brasileira terminou em quinto lugar, a atleta dos EUA foi eliminada na primeira rodada do torneio pela sul-coreana Jung-Yeon Chung, que venceu Sarah Menezes na disputa pelo bronze.
Sarah folgou na primeira rodada e foi direto para as oitavas-de-final. Ela teve a vantagem de ver a vitória de Mahetab El Adawy, do Egito, por um Yuko sobre Jocelyn Gubler, da Suíça, e analisar melhor a adversária, até então desconhecida. Na sequência, ela encarou Mi-Ri Kim, da Coréia do Sul, e vencia por um Yuko até a primeira metade da luta, quando permitiu o empate. No início do Golden Score, luta de desempate, Sarah conseguiu encaixar um golpe que lhe deu um Yuko e a vitória.
 
Rafal Burza/Arquivo
 
Outros brasileiros
Raphael Minoru Miaque (até 55kg) também derrotou Cosmin Lazarean, da Romênia, por Ippon em sua estreia. No golden score, ele obteve sua segunda vitória sobre Shmagi Lagazauri, da Geórgia. Após passar pelo italiano Antonio Campese, ele também se garantiu na semifinal.
 
Felipe Veira (até 60kg) venceu por Ippon Gabit Esimbetov, do Uzbequistão, com Ippon a 10 segundos do fim da luta, e depois superou Nuno Esteves, de Portugal, também por Ippon, mas perdeu o confronto seguinte para o francês Florent Urani e está fora do torneio.
 
Sem bandeiras
O Mundial Júnior virou alvo para uma série de testes da Federação Internacional de Judô, que incluem várias mudanças nas regras. Uma delas diz respeito ao ataque com as mãos nas pernas do adversário, proibição que pode ser confirmada para todo o esporte a partir de janeiro de 2010. No controle das regras, só há um árbitro, auxiliado por duas câmeras no lutar dos assistentes. Ao invés das bandeiras, o ponto eletrônico é quem ajuda no desempate.
 
O torneio não é transmitido por TV em função de problemas com a mudança de sede. O Mundial deveria ser na Grécia, que só em agosto comunicou a inviabilidade de abrigar a competição. A única transmissão em vídeo das lutas é pelo site da União Europeia de Judô - clique aqui.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: