Cidadeverde.com

Professores da rede estadual examinarão 11 mil testes de CNH no PI

Imprimir

O Departamento de Trânsito do Piauí (Detran) está recorrendo à Secretaria de Educação do Estado (Seduc) para a formação de novos examinadores para os testes de baliza e percurso de candidatos a Carteira de Habilitação. O número de 11 mil processos que vencem até dezembro e o pouco número de examinadores fez com que o Detran procurasse uma alternativa.  

 

Atualmente o Detran possui 47 examinadores, mas a necessidade em todo o Estado são de 108, sendo mais 45 só para Teresina. 

Segundo o diretor de habilitação do Detran, Walter Oliveira, a seleção para os condutores está sendo feita pelo Detran junto à Secretaria de Educação, de acordo com a disponibilidade dos professores, que passarão por um curso de 128 horas e, ao término, serão contratados imediatamente.
 

Os novos examinadores vão receber uma gratificação é de R$ 400,00 e mais adicional de periculosidade. Durante a reunião, foi questionado se os R$ 500 pago por 30 horas aula seria mais vantajoso do que a hora/aula da Seduc.

A capacidade do Detran é de realizar 240 exames por dia. Existem já agendados até o dia 31 de outubro 1.802 e, para o mês de novembro, já estão agendados 527 testes. 11 mil terão que ser feitos até dezembro.

A demanda cresceu no final do ano passado, quando foi noticiado o aumento no valor da primeira habilitação, que aconteceu em janeiro. Os alunos estão procurando agendar o mais rápido possível, para, no caso de reprovação, ter tempo hábil para repetir o exame antes do processo vencer, já que tem validade de um ano.


Flash de Leilane Nunes
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: