Cidadeverde.com

13,5 milhões de brasileiros mudaram o nível de renda

Imprimir

Cerca de 13,5 milhões de brasileiros saíram da base da pirâmide social e econômica e passaram para o nível intermediário de renda de 1995 a 2008, segundo dados da pesquisa "Trajetória da mudança na identidade e na estrutura social brasileira", divulgada hoje (5), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Segundo os dados, 6 milhões (39,8% dos brasileiros) passaram para o nível superior de renda. A pesquisa divide a pirâmide em três extratos de renda: base, intermediário e superior. As regiões Sudeste e Nordeste são as que se destacaram com a ascensão da base para o nível intermediário de renda. Os estados do Sudeste responderam pela passagem de 4,9 milhões de pessoas no extrato intermediário, e os do Nordeste, por 4,6 milhões. Na Região Sul, saíram da base 1,5 milhão de indivíduos (11,1%), na região Norte 1,4 milhão (10,4%) e no Centro-Oeste 1,1 milhão (8,1%).

Segundo o presidente do Ipea, Márcio Pochmann, o Nordeste voltou a ter o melhor desempenho econômico no setor privado e do ponto de vista das iniciativas públicas relacionadas aos investimentos. “Isso trouxe melhoras no mercado de trabalho. Parte significativa dos programas de transferência de renda é para a população mais pobre e que ainda continua residindo no Nordeste", disse.

Pochmann afirmou que a sociedade brasileira voltou a ter mobilidade e esse quadro de ascensão social deriva das melhorias ocorridas no mercado de trabalho, em termos de ampliação do emprego e da renda. Ele explicou que os trabalhadores ocupados tiveram a maior mobilidade social. “A ideia de pirâmide social no Brasil precisa ser reconfigurada, porque talvez estejamos caminhando para a figura de um barril como sendo uma redução da presença da população de menor renda e uma ampliação da renda intermediária, acompanhada inclusive de melhora na renda mais alta da população brasileira”, disse.

A pesquisa indica ainda que a população mais pobre está tendo mais acesso a bens cmo fogão, geladeira e rádio. Com relação ao fogão, tanto em 1998 como em 2008 quase 100% dos indivíduos dos três extratos sociais possuem o bem. Já a geladeira teve sua presença aumentada para 80,1% da base da pirâmide. Com relação ao telefone e à máquina de lavar, 62,6% e 13,1% da população da base da pirâmide já possuem esses aparelhos.
 
Fonte: Agência Brasil
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: