Cidadeverde.com

Lula: Brasil será quinta maior economia do mundo até 2020

Imprimir

Brasil será, até 2020, a quinta maior economia do mundo, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista ao jornal inglês Financial Times. "Eu acho que entre 2016 e 2020, no máximo, o Brasil será a quinta economia do mundo. Será uma economia forte, desenvolvida do ponto de vista tecnológico, educacional, e será ainda mais democrática do que é hoje", disse Lula. Ele reiterou a previsão de crescimento de pelo menos 5% do PIB brasileiro no ano que vem.

Para Lula, o principal desafio para essa previsão são os investimentos que precisam ser feitos. Lula foi a Londres acompanhado de uma comitiva formada, entre outras pessoas, pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. "Eu estou aqui em Londres para convencer os investidores privados de que há oportunidades no Brasil", disse Lula ao FT.
 
Luiz Inácio Lula da Silva. Presidente da República

Ele explicou que o País conseguiu atravessar a crise econômica global e superá-la relativamente rápido porque foram feitos, ainda em 2007, investimentos em infraestrutura. "Quando a crise veio, nós criamos medidas anticíclicas, de modo que o Estado assumiu o papel importante de ajudar com o crédito e com o financiamento em setores econômicos específicos", disse o presidente, citando também a redução de impostos sobre eletrodomésticos de linha branca, materiais de construção e produtos agrícolas.

"Nós vamos abdicando dessas medidas à medida que cada setor se estabilizar", disse Lula ao FT. "Eu penso que, como temos investimentos em várias atividades econômicas, eu posso dizer que em 2010 nosso crescimento será de 5% ou mais", acredita. Lula disse também que o País levará a Copenhague o compromisso de reduzir o desmatamento em 8% na região amazônica até 2020, além dos projetos de produção de biocombustíveis que são conduzidos no País.

Fonte: estadao

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: