Cidadeverde.com

W. Dias debate o pré-sal no encontro de governadores do NE

Imprimir
O pré-sal e a distribuição dos royalties, além da União para o Nordeste serão os dois principais temas do XIII Fórum de Governadores do Nordeste, nesta sexta-feira (06), em Fortaleza (CE), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O governador Wellington Dias participa do evento com os secretários Luciano Paes Landim (Transportes), Sílvio Leite (Turismo), Sérgio Miranda (Planejamento) e o superintendente de Relações Institucionais do Governo, Ricardo Pontes.
 

Também estarão em debate os Planos de Investimentos do Banco Mundial (Bird), Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Uma reunião paralela deverá acontecer entre os governadores dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão, sobre o Consórcio Rota das Emoções, no que se refere à implantação de fato do contrato de rateio para viabilizar o funcionamento da Agência para o Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS).

O coordenador do GTI Meio Norte, Júlio Miragaya, vai apresentar o Plano de Desenvolvimento Turístico da Região Meio-Norte aos três governadores. O secretário Sérgio Miranda também destaca a distribuição de royalties oriundos da exploração de pré-sal a todos os estados e municípios brasileiros. 'É fundamental para o equilíbrio federativo a distribuição equitativa dessa riqueza da federação. Uma vez que a exploração se dá em plataforma continental, não dá para dizer que um estado merece mais que outro', esclarece.

Às 13 horas, o governador Wellington Dias e a governadora do Rio Grande do Norte, Wilma Faria, embarcam para Salvador (BA), onde participam do Seminário Brasil na Era do Pré-Sal - 'Painel: Os estados e a distribuição dos dividendos do Pré-sal', com a participação da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff; do governador da Bahia, Jacques Wagner; e do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli.

Da Redação
[email protected]


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: