Cidadeverde.com

Guias turísticos discutem campo de atuação em Teresina

Imprimir
Discutir para melhor definir o papel de cada profissional do turismo e fortalecer o setor no Estado. Este é o objetivo do VI Congresso Piauiense de Guias de Turismo e Condutores de Visitantes de Teresina, promovido pelo Sindicato dos Guias de Turismo do Piauí (SINGTUR) com apoio da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (SEMEC). O evento iniciou hoje (07) e se estende até amanhã (08), no auditório do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-PI).
 
Com o tema “Um olhar no campo de atuação”, o Congresso reúne profissionais e estudantes da área de turismo para tratar da consolidação da categoria no mercado de trabalho e dos desafios da profissão. A política municipal de Turismo foi temática do evento, onde a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vanessa Neiva, falou das políticas públicas voltadas para o turismo e do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Teresina no setor.
 
De acordo com Vanessa Neiva, o turismo tem um efeito multiplicador importante e é um vetor econômico que pode gerar recursos para outros setores da economia.  “O turismo é inclusivo, permite a divisão de recursos e meche na economia como um todo. Temos que sensibilizar os gestores de que o investimento no turismo não favorece apenas o turista, mas a população como um todo e que o turismo para ser bom precisa ser sustentável”, explicou.
 
A secretária explicou ainda que as políticas públicas de turismo visam criar, desenvolver, conservar e proteger os recursos turísticos. “A política pública de turismo de Teresina considera os fatores positivos, minimiza os negativos e concilia os interesses da atividade, de modo a trazer benefícios para todos. A SEMDEC, em parceria com a Universidade estadual de Teresina, Secretaria Estadual de Turismo e Ministério do Turismo, está catalogando a oferta turística da capital por entender que é necessário conhecer, planejar, implementar, monitorar, controlar e ajustar o turismo da capital”, ressaltou.
 
Valorização
 
A presidente do SINGTUR, Francisca Lopes, acredita que o evento contribui para o fortalecimento dos profissionais de Turismo, promove o intercâmbio de informações e divulga o potencial turístico do Estado. “Estamos reunidos com o propósito de reforçar o papel que cada profissional de turismo (guia, condutor de visitante, turismólo) ocupa no mercado de trabalho. Já estamos na sexta edição do evento e já estivemos com essa mesma discussão em Parnaíba, Castelo do Piauí, Valença, Pedro II e Oeiras. Acreditamos que o evento já está consolidado e os nossos profissionais cada vez mais reconhecidos pela sociedade”, comentou.
 
A presidente acrescenta que o evento é uma oportunidade de divulgar as riquezas do Estado. “O Piauí tem um grande potencial turístico que corre para o desenvolvimento e que precisa ser conhecido. O Congresso tem o papel de divulgar esse potencial. Essa edição em Teresina é uma forma de mostrar que nossa cidade é jovem, hospitaleira e com um povo envolvente. Queremos ter um turismo sólido e promissor. E para isso, estamos formando um novo perfil profissional, com o pessoal cada vez mais capacitado para bem atender o turista e a sua própria população”, conclui.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: