Cidadeverde.com

Superintendente afirma que Ibama errou ao embargar obra

Imprimir

O superintendente regional do Departamento Nacional de Estradas e Rodagem no Piauí - DNIT/PI, Sebastião Ribeiro, contestou o embargo do Ibama às obras da BR-135, no trecho entre Bertolínia e Elizeu Martins. Ele anunciou no Jornal do Piauí desta terça-feira (10) que irá recorrer da decisão, que considerou absurda e irresponsável, e disse ainda que o Governo do Estado também tomará providência semelhante.

 

"É um embargo totalmente absurdo, uma irresponsabilidade. Quem fez isso não sabem nem quem multou", disse Sebastião Ribeiro, considerando a multa aplicada ao DNIT descabida. O superintendente entrou em contato com a procuradoria do Ibama para mostrar os equívocos da decisão, e reclamou que não há diálogo com o Ibama em Brasília para resolver a questão.

O embargo foi dado por falta de licença ambiental. Ribeiro informou que uma portaria do Ministério dos Transportes e Ministério do Meio Ambiente não exige tal documentação para obras de conservação e manutenção, e que a obra na BR-135 é de pavimentação, e não de construção da rodovia. "Não existe a menor hipótese de eu promover um ato de desobediência civil. Isso é infundado", declarou o superintendente, afirmando que é defensor do meio ambiente como cidadão e gestor.

Ribeiro relatou que, por conta do embargo, o Piauí já perdeu R$ 8,3 milhões para a obra em outubro, e tenta encontrar formas de reaver os recurso. Os R$ 15 milhões existentes não seriam suficientes para pavimentar a rodovia federal, que diminui em 72 quilômetros a distância no trajeto entre Teresina e Corrente, hoje superior a 800 quilômetros.
 
Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: