Cidadeverde.com

Carente de revelações, Fla destoa dos campeões do passado

Imprimir
A três rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Flamengo tem chances reais de conquistar mais um título nacional. Caso isso aconteça, esse feito terá um aspecto diferente dos demais: a baixa quantidade de jogadores revelados pelo próprio clube no time titular.

No caso do Flamengo atual, apenas Adriano é prata da casa. Todos os demais atletas do elenco principal foram contratados de outras equipes, fato que foge um pouco da famosa expressão rubro-negra: "Craque o Flamengo faz em casa".



"É importante ter jogadores da base. Eu comecei no infantil do Flamengo. Mas é preciso ter paciência com os garotos. Quando eu subi muitos pegaram no meu pé. Tem de esperar os jogadores ficarem experientes. A safra aqui é boa e temos de aproveitá-la", disse Adriano, que estreou em 2000, aos 17 anos, e deixou a Gávea um ano e meio depois.

Nos títulos dos anos 1980, as equipes vencedoras eram praticamente todas feitas em casa. Um desses exemplos é o atual técnico rubro-negro Andrade. Volante daqueles times, o treinador admite o pouco aproveitamento dos jovens, mas aposta no futuro de alguns.

"Nos últimos tempos o Flamengo realmente não tem formado, mas esperamos muito ainda de alguns garotos que estão aqui. Temos o Erick Flores, que está buscando o seu espaço e tem qualidade. O Lenon é outro bom jogador, mas, como é volante, encontra uma concorrência muito grande no elenco", explicou Andrade.

Em 1992, ano do último título do Brasileirão, mais da metade da equipe titular era formada no próprio Flamengo. Liderado por Júnior, o Rubro-Negro foi campeão ao derrotar o Botafogo na decisão. De lá para cá, no entanto, os tempos mudaram.

"Em outra época a gente não tinha tantos jogadores saindo para a Europa. A globalização engoliu o futebol e os jogadores saem muito novos ainda. Então é difícil você ter jogadores criados no próprio clube, a não ser em casos como o do Adriano, que saiu e voltou um tempo depois", analisou Petkovic, que, bem humorado, quis ser considerado um "prata da casa".

"Eu sou quase formado no Flamengo. Já é minha segunda passagem pelo clube. Acho que isso conta", brincou o sérvio, autor do gol do título de tricampeão estadual do Flamengo em 2001.

Fonte: Uol
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: