Cidadeverde.com

No Piauí, 100% dos Conselhos não tem sequer internet

Imprimir
O presidente do Associação dos Ex-Conselheiros e Conselheiros Tutelares do Piauí (Acontepi)  João Batista dos Santos revelou durante audiência na Assembleia Legislativa do Piauí que 100% dos Conselhos no estado estão sem internet. Além disso, de acordo com o presidente, a estrutura das sedes é deficiente para tratar da situação de crianças e adolescentes.
 
João Batista revela a situação delicada dos Conselhos Tutelares do Piauí
 
 João Batista coloca que a falta de internet nos Conselhos dificulta a implantação do sistema de informação nacional da criança e do adolescente, que ajudaria nas investigações e cadastro de crimes contra menores. "Alguns Conselhos não contam com carro para fazer as visitas. Muitos não tem sequer geladeira ou televisão", informou o presidente.
 
Hoje (18) é o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar e a Alepi está realizando uma audiência pública para tratar da situação da categoria no Piauí. A audiência foi proposta pela deputada Flora Izabel (PT) e está sendo presidida deputada Lília Martins (PSB). Também presentes, o deputado Cícero Magalhães (PT) e a secretária de Assistência Social do município, Graça Amorim.
 
Deputadas Flora Izabel e Lília Martins na mesa da audiência

A deputada Flora informou que no estado existem mais de 200 conselhos e que a idéia é debater e avaliar os problemas referentes à situação do trabalhos dos conselheiros tutelares. "Sabemos que o conselheiro exercem um papel prepoderante na sociedade de fiscalizar os direitos da crianças e do adolescente", disse.
 
Graça Amorim anunciou que o prefeito Sílvio Mendes já garantiu que será criado um novo Conselho Tutelar em Teresina. A capital, que já conta com 3 instâncias (Centro-Norte, Dirceu e Sul), ganhará mais uma na zona Leste.
 
 
 
 
Flash de Yala Sena
Redação de Naruna Brito
Especial para o Cidadeverde.com
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: