Cidadeverde.com

Portugal, Eslovênia, Argélia e Grécia garantem vaga na Copa

Imprimir

Nesta quarta-feira definem-se os últimos classificados para a Copa do Mundo de 2010. Entre as seleções que entram em campo, as duas primeiras a garantir vaga na África do Sul foram Argélia e Grécia. Mais tarde, Eslovênia e Portugal repetiram a dose. Veja abaixo como as equipes carimbaram passaporte para a África do Sul.

ARGÉLIA
A tensão marcou o confronto entre Argélia e Egito por uma vaga na Copa do Mundo. Às vésperas do último jogo da fase regulamentar das Eliminatórias, o ônibus da seleção argelina foi apedrejado por torcedores egípcios. Em resposta, empresas egípcias foram alvo de vandalismo na Argélia.

Com a vitória do Egito por 2 a 0 naquela partida, as duas seleções terminaram empatadas em todos os critérios, forçando um jogo-desempate. Aí, deu Argélia. A classificação para a Copa do Mundo, nesta quarta-feira, veio com vitória por 1 a 0 e um um lindo gol de Yahia, em chute cruzado no ângulo do gol de El Hadary. 

Reuters
Mohamed Ousserir, goleiro reserva da Argélia, festeja a vaga na Copa do Mundo

GRÉCIA

O empate por 0 a 0 em Atenas, que parecia selar o destino da Grécia, acabou sendo ruim para a Ucrânia, que não conseguiu marcar gols no campo adversário. Isso ficou provado ainda no primeiro tempo do jogo de volta, nesta quarta-feira. A seleção grega abriu o placar, com Salpingidis, e passou a jogar pelo empate, já que marcou um gol na casa do adversário.

Com Shevchenko apagado e sem o apoio da torcida de Donetsk, que sequer conseguiu ocupar todos os lugares das arquibancadas, a Ucrânia não teve forças para reagir na etapa final. Acabou eliminada dentro de casa e perdeu a chance de disputar sua segunda Copa do Mundo. Quem vai para seu segundo Mundial é a Grécia. 

AP
Kyrgiakos e Karagounis se abraçam após a classificação grega em Donetsk

ESLOVÊNIA

A Eslovênia tem a pior posição no ranking da Fifa entre as oito seleções que chegaram à repescagem. E daí? A equipe, que na fase de grupos tinha eliminado a República Tcheca, não se amedrontou diante da Rússia, sensação da última Eurocopa, e foi buscar a vaga.

No jogo de ida da repescagem, em Moscou, a derrota por 2 a 1 ficou de bom tamanho para os visitantes. Jogando em casa na partida decisiva, a Eslovênia saiu na frente com um gol de Dedic, aos 44 minutos do primeiro tempo. Dali em diante, foi só se defender até o apito final. O jovem país, cuja independência da Iugoslávia foi reconhecida somente em 1992, já vai para sua segunda Copa do Mundo. 

AP
Dedic festeja o gol que garantiu a Eslovênia na Copa do Mundo de 2010

PORTUGAL

No início das Eliminatórias, a sensação era de que Portugal ficaria fora da Copa do Mundo. Para se ter uma ideia, conquistou somente uma vitória nos primeiros cinco jogos. A equipe não se acertou em momento algum, mas somou pontos importantes na reta final, superou a Suécia por um pontinho e garantiu vaga suada na repescagem.

Portugal voltou a jogar mal na primeira partida da repescagem, mas venceu em casa por 1 a 0. Tudo igualzinho ao que aconteceu na fase de grupo. No jogo de volta, o importante era marcar um gol contra a Bósnia. Raul Meireles cumpriu a missão. E a seleção portuguesa vai disputar sua terceira Copa seguida. 

AP
Portugueses festejam o gol de Raul Meireles que valeu vaga na Copa do Mundo


Fonte: IG
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: